O Leicester City escolheu Ruud van Nistelrooy como novo técnico para o lugar do demitido Steve Cooper, anunciou o clube da Premier League nesta sexta-feira (29). O holandês assinou até junho de 2027.
Recém-promovidos, os Foxes estão apenas um ponto acima da zona de rebaixamento e optaram por demitir Cooper, que ficou 157 dias no cargo, no último domingo (24), após a derrota em casa para o Chelsea.
Van Nistelrooy, por sua vez, deixo uma boa impressão recentemente, quando assumiu o comando do Manchester United de forma interina, entre a demissão de Erik ten Hag e a chegada de Ruben Amorim.
Invicto como técnico do Manchester United
No comando do time principal, o holandês conseguiu três vitórias e um empate em quatro partidas. Ele manifestou interesse em seguir na comissão fixa do Manchester United, mas acabou sendo liberado.
“Estou orgulhoso e empolgado. Todos com quem falo sobre o Leicester City estão entusiasmados”, disse o ex-atacante. “Eles têm ótimas histórias sobre a qualidade das pessoas que trabalham no clube, os torcedores e, claro, a história recente do clube é impressionante”.
Leicester tenta evitar “efeito ioiô”
O Leicester surpreendeu o mundo do futebol ao ser campeão da Premier League na temporada 2015-16, mas acabou sendo rebaixado em 2023. Voltou à elite na temporada seguinte, sob comando de Enzo Maresca, hoje técnico do Chelsea.
Agora, quer evitar um novo rebaixamento. Em 12 rodadas, o clube acumula 10 pontos, com apenas duas vitórias.
“A experiência, o conhecimento e a mentalidade vencedora de Ruud, sem dúvida, vão agregar um grande valor para nós. Estamos ansiosos para apoiá-lo na obtenção de sucesso para nossos fãs e clube”, disse o presidente do Leicester, Aiyawatt Srivaddhanaprabha.
Estreia de Van Nistelrooy
Na próxima rodada, os Foxes visitam o Brentford, neste sábado (30), pela 13ª rodada da Premier League. Ben Dawson seguirá como técnico interino, e Van Nistelrooy assume contra o West Ham, terça-feira (3), em casa.
Carreira de Van Nistelrooy
Ex-atacante do Manchester United, Van Nistelrooy também jogou por PSV Eindhoven e Real Madrid, marcando 349 gols por clubes, além de 35 em 70 partidas pela seleção da Holanda.
Como treinador, o holandês comandou o PSV na temporada 2022-23, onde venceu a Copa da Holanda, antes de aceitar fazer parte da comissão de Ten Hag no United.