O consumidor brasileiro esteve mais confiante ao longo da Black Friday deste ano, avaliou André Chaves, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil, em conversa com a CNN.
Levantamento da plataforma mostra que os compradores gastaram em média 10% a mais em 2024, comparando com a campanha de 2023.
Além disso, o Mercado Pago aponta que os consumidores têm optado cada vez mais por parcelamentos no longo prazo, de modo que os pagamentos em mais de dez prestações cresceu 83% em comparação com a Black Friday do ano passado.
Os clientes que optam por esse caminho chegam a pagar 2,3 vezes mais que os demais.
“Olhando toda a operação financeira, o consumidor está motivado a comprar coisas mais caras”, diz Chaves à CNN.
“Avaliamos que isso foi impulsionado por um nível de confiança elevado e maior oferta de crédito no mercado”, conclui o VP do Mercado Pago.
Oferta no mercado de crédito
Chaves aponta que está otimista com a operação da carteira de crédito do Mercado Pago.
“Todas as safras [mais antigas de provisão de crédito] estão rentáveis. As novas ainda há provisão, mas somos otimistas”, avalia.
“O risco, você tem que entendê-lo. Tanto para tomar quanto precificar a sua decisão. Trabalhar com crédito é um investimento de longuíssimo prazo. Nada nos leva a desabonar o cenário do ano que vem, mas se mudar, estaremos preparados.”