Uma pesquisa realizada pelo UniLaSalle, coordenada pelo professor Dr. Ir. Marcos Corbellini, revelou dados preocupantes sobre a percepção da violência contra a mulher em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso. A pesquisa foi divulgada pela instituição de ensino no mês de novembro. Entre abril e outubro de 2024, 1.233 moradores da cidade foram entrevistados para entender como a população enxerga esse problema.
O estudo revelou que 96% dos entrevistados acreditam que há violência de gênero no município, com 98,44% das mulheres compartilhando dessa percepção. Além disso, apenas 73% dos participantes acreditam que homens e mulheres possuem direitos iguais, com um índice ainda menor entre as mulheres (71,31%).
Mais da metade (52%) dos entrevistados disseram já ter presenciado violência contra a mulher, sendo as formas mais comuns a violência física (53,7%), moral (43,9%) e psicológica (43,2%). No entanto, apenas 20,2% dos que presenciaram a violência chamaram a polícia, e 21,4% nada fizeram. Entre as vítimas, apenas 7,9% registraram boletins de ocorrência.
A pesquisa também apontou que 74% dos participantes acreditam que a violência contra a mulher aumentou durante a pandemia de COVID-19, devido ao estresse e às dificuldades financeiras.
O professor Corbellini destaca a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes, como maior celeridade nos processos judiciais e a ampliação de programas de apoio psicossocial. A pesquisa indica que a sociedade precisa se mobilizar para combater a violência de gênero e promover a igualdade de direitos.