A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE) e com o apoio da Escola dos Servidores do Poder Judiciário, está capacitando 75 novos juízes leigos do Poder Judiciário. O treinamento segue até o dia 16 de dezembro e é realizado de forma virtual, pela plataforma Moodle.
Os participantes podem acessar o conteúdo em qualquer horário durante o período do curso, iniciado no dia 19 de novembro. Ao todo, são 40 horas de capacitação.
A formação é obrigatória para o credenciamento e exercício da atividade, conforme prevê a Resolução 174/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que regulamenta a atuação de juízes leigos nos juizados especiais.
De acordo com a juíza auxiliar da Corregedoria, Cristiane Padim, o objetivo é aprimorar os conhecimentos desses profissionais para garantir a resolução de conflitos com qualidade, acessibilidade, transparência e respeito à dignidade das pessoas. “Desta maneira priorizando a tentativa de resolução amigável do litígio, a fim de alcançar melhorias na prestação jurisdicional”, afirma.
Larissa Klein
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT