Operação Energia Limpa combate furto de energia em Cuiabá e outras cidades do Mato Grosso

Publicidade

Uma operação conjunta realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, Polícia Civil, Politec, Polícia Militar e Energisa percorreu a região do bairro Osmar Cabral, em Cuiabá, nesta segunda-feira (02.12).

A ação resultou na condução de cinco pessoas, sendo duas autuadas em flagrante por furto de energia elétrica.

Segundo a analista de Segurança e Operações Estratégicas da Energisa Mato Grosso, Maria Luísa Santos, o objetivo da operação é combater o furto de energia, responsabilizando criminalmente os infratores e protegendo os consumidores regulares.

Resultados de operações anteriores em Mato Grosso

Durante este ano, 52 pessoas foram conduzidas a delegacias da Polícia Civil no Estado por crimes de furto ou fraude de energia elétrica. Em ações anteriores realizadas em Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis, diversas autuações ocorreram, destacando-se o caso de 650 furtos identificados em julho.

Em novembro, dois homens conhecidos como “gateiros” foram presos em flagrante em Várzea Grande por oferecer serviços clandestinos de ligação elétrica. Em Sinop, investigações em um estabelecimento comercial detectaram adulterações no medidor de energia, como fios soltos e lacres rompidos.

Impacto do furto de energia na sociedade

As autoridades reforçam que o furto de energia prejudica economicamente os consumidores regulares, que acabam arcando com os custos das perdas. “A conta que os criminosos não pagam, o cidadão de bem terá que pagar”, destacou a delegada Elaine Fernandes, titular da Derf.

A Energisa, junto aos órgãos de segurança, continua empenhada em identificar e responsabilizar criminalmente os envolvidos em práticas de furto e fraude de energia elétrica, protegendo a população do Mato Grosso e garantindo a segurança da rede elétrica.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress