Mais de 30 organizações e pequenos produtores se reúnem durante a 2ª Semana da Agroecologia, que ocorre até o dia 06 de dezembro em Cuiabá. O evento promove debates e oficinas sobre práticas ecológicas e a produção de alimentos saudáveis.
A programação iniciou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso com uma sessão solene de abertura e a conferência “Saúde e Bem Viver no Campo e na Cidade”, ministrada pelo professor Dr. Wanderlei Pignati, seguida de debates.
Na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, ocorreram rodas de conversa sobre produção orgânica e cultura agroecológica, além da Feira Estadual de Reforma Agrária, aberta das 14h às 20h. A programação segue nos dias 05 e 06 na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com troca de sementes, debates e oficinas. Atrações culturais estão previstas em todos os locais.
A secretária de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou a relevância do evento para fomentar o empreendedorismo sustentável dos pequenos produtores. Segundo Herman Oliveira, coordenador do projeto, o objetivo é dar visibilidade à agroecologia, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis com preços acessíveis.
A Semana da Agroecologia é organizada pelo Instituto Caracol e conta com apoio de diversas entidades, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.