Dois homens foram presos na última terça-feira (3) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, por contrabando de itens da fauna brasileira. A carga apreendida incluía 50 barbatanas de tubarão, 38 pepinos-do-mar, mais de 3 kg de bexigas natatórias de peixes e cerca de 1 kg de pescado seco.
A ação ocorreu após agentes da Polícia Federal (PF) identificarem materiais suspeitos nas bagagens dos passageiros por meio de raio-x. Durante a fiscalização, agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) confirmaram a presença dos itens ilegais.
Os homens alegaram que a carga era para consumo próprio e que seria levada para Hong Kong. No entanto, não apresentaram documentos que autorizassem o transporte internacional dos itens.
Espécies protegidas
Em nota, a PF destacou que os tubarões cujas barbatanas foram apreendidas pertencem a espécies listadas na Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).
A convenção proíbe o comércio internacional de espécies ameaçadas para proteger a fauna e flora em extinção.
Os suspeitos foram presos em flagrante e multados por contrabando e crimes ambientais. As mercadorias foram apreendidas, e a investigação segue para determinar a origem dos itens e possíveis conexões com redes internacionais de tráfico de fauna.
*Sob supervisão de Luis Roberto Toledo