A Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus) inaugurou nessa terça-feira (10) a oitava estação de rádio dentro de unidades prisionais no estado. O lançamento aconteceu na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3), integrante do Complexo Prisional de Xuri.
A iniciativa busca promover a ressocialização dos internos por meio de uma programação diversificada, incluindo conteúdo educativo, informativo e de entretenimento. A grade aborda temas como saúde, religião, rotina prisional e música, sempre com a supervisão dos servidores da unidade.
O sistema prisional capixaba já conta com oito rádios em funcionamento. A Sejus planeja expandir o projeto para todas as 37 penitenciárias do estado. A “Rádio Black” recebeu esse nome em homenagem ao servidor Wenderson Graciano Corrêa, que dedicou 15 anos de sua carreira ao sistema prisional.
O estúdio da rádio foi construído pelos próprios internos, utilizando materiais provenientes de doações, incluindo a madeira que reveste o espaço, produzida na marcenaria da unidade prisional.
A programação da rádio é conduzida por internos selecionados e treinados por Odair da Silva Loureiro, um egresso do sistema que atuou como locutor na Rádio PRL, da Penitenciária Regional de Linhares, e na Rádio Vox, do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares.
Entre os destaques da programação, está o quadro “Família em Foco”, que transmite mensagens de áudio de familiares aos internos, com o objetivo de fortalecer os laços afetivos. O “Momento Reflexão” oferece conteúdo religioso com pregações e reflexões espirituais, enquanto o “Black Gospel” apresenta uma seleção de músicas gospel. Além disso, a rádio veicula informações sobre saúde, educação e esportes, além de curiosidades e entrevistas.
A próxima rádio a ser inaugurada pela Sejus será no Centro Prisional Feminino de Cariacica, cuja estrutura já está em fase de testes.