Estudante de Rondonópolis é Reconhecido por Pesquisa Inovadora sobre Água para Bovinos

Publicidade

O estudante Allessandro Brocco, da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Rondonópolis, conquistou o primeiro lugar na 6ª Edição da Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Feciti) na categoria Ensino Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos (EJA). Sua pesquisa, intitulada Hidrobov, visa contribuir para a melhoria da pecuária em Mato Grosso e rendeu um prêmio de R$ 3 mil.

O projeto Hidrobov surgiu de uma conversa com o pecuarista Gilberto Ferreira, que relatou problemas frequentes com bebedouros de bovinos. “Percebemos que era necessária uma ferramenta que informasse eventos ocorridos no bebedouro. Se ficarmos duas horas sem fluxo de água ou passando água sem parar, por exemplo, seria avisado que teria problema. Um veterinário gostou da ideia e começamos a pensar sobre isso e como gerar um relatório de consumo”, explicou Allessandro.

O projeto também inclui sensores para medir turbidez, avaliar temperatura, qualidade, consumo e volume de água, além da limpeza do local. Segundo o estudante, essas funcionalidades impactam diretamente na qualidade do rebanho. “Essa premiação representa para mim e para a Escola Técnica o reconhecimento de uma ideia e esforço que podem impactar positivamente na pecuária”, destacou.

O professor Fabiano Taguchi, orientador do projeto, ressaltou o caráter interdisciplinar do trabalho, envolvendo áreas como Agricultura e Informática. “O desenvolvimento de trabalhos como o Hidrobov é uma oportunidade na qual os alunos conseguem aplicar na prática aquilo que aprendem na sala de aula. Por isso, desenvolver projetos e apresentá-los à sociedade é extremamente importante.”

A diretora da ETEC de Rondonópolis, Leia Cristina Aoyama Barbosa Souza, destacou a relevância do projeto e sua boa recepção pelos avaliadores. A Escola pretende apresentar a ideia a empresários locais para a produção do protótipo. “É um orgulho e alegria imensa ter esse reconhecimento dos projetos de nossos estudantes”, completou a diretora.

Inovação e Destaque na Feciti

Além do Hidrobov, outros dois projetos da ETEC participaram da Feciti: o “HiBye: Controle e fluxo em ambiente”, desenvolvido por Deividson Campos, e o “Sala Controlada: monitoramento em ambiente escolar”, de Luiz Fernando de Assis. A feira reuniu 54 participantes em várias categorias.

Contribuição para Mato Grosso e Reconhecimento Estadual

Os projetos inscritos pela ETEC na Feciti também participaram da 16ª Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (MECTI), realizada em Cuiabá pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), destacando-se entre as iniciativas apresentadas.

Fonte: Seciteci-MT

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress