Mato Grosso lidera discussões sobre inteligência artificial na agroindústria

Publicidade

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou o Workshop “AI para Agroindústria” em Cuiabá, nos dias 10 e 11 de dezembro. O evento contou com a participação de representantes do poder público, empresas de referência mundial e universidades.

Empresas como Lenovo e Intel participaram da organização, juntamente com o Parque Tecnológico de Mato Grosso. Segundo especialistas, o estado tem potencial para liderar o uso de inteligência artificial (IA) na agroindústria no Brasil.

“Mato Grosso pode assumir um papel de vanguarda nesse tema da inteligência artificial, que já é realidade no mundo, mas que nenhum Estado brasileiro tem ainda um programa específico para isso. Queremos, enquanto governo, ter um supercomputador, computação de alto desempenho, mão de obra qualificada, equipamentos e softwares que ajudem quem está no campo. Vamos fazer essa discussão principalmente a partir desse workshop”, afirmou o secretário Allan Kardec.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Rodrigo Zanin, destacou que o estado pode criar um programa inédito para o uso de IA na agricultura e pecuária. “Estamos fazendo diferente e somos o primeiro Estado a pensar esse tema como política de governo. Com a articulação entre universidade, indústria e governo, conhecida como tríplice hélice, estamos trabalhando para que os avanços em IA sejam exercidos de forma soberana aqui”, explicou.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Lenovo no Brasil, Hildebrando Lima, afirmou que a IA pode aumentar a eficiência e a produtividade no setor agroindustrial, destacando inovações como a agricultura de precisão e previsões climáticas.

O gerente geral da Lenovo ISG Brasil, Claudio Stopatto, ressaltou o protagonismo de Mato Grosso no agronegócio brasileiro e a importância de soluções tecnológicas alinhadas às necessidades do setor.

O diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, afirmou que a IA “é algo que vai consolidar nosso Estado cada vez mais no cenário nacional e pode ser conduzido pelo Estado”.

De acordo com a Embrapa, a agroindústria brasileira alimentou mais de 800 milhões de pessoas no mundo em 2021, evidenciando o impacto do setor no cenário global.

Fonte: Seciteci

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress