Armas de fogo, munições, carregadores e veículos foram apreendidos durante o cumprimento de mandados da Operação Venda Cancelada, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), nesta quinta-feira (12.12), em Sinop. A investigação apura o uso de uma empresa de revenda de veículos para o tráfico de entorpecentes.
Foram cumpridas duas prisões preventivas e quatro mandados de busca e apreensão em residências e na garagem de veículos. Contas bancárias de cinco investigados foram bloqueadas.
Na garagem do principal suspeito, cinco carros de origem ilícita foram apreendidos. Em outras residências, a polícia encontrou uma espingarda, carregadores e uma pistola.
Ligação com Facção Criminosa em Mato Grosso
Em outubro, a Operação Codinome Fantasma apreendeu um veículo ligado ao dono da garagem investigada. Segundo o delegado Caio Fernando Albuquerque, o carro evidencia a conexão entre o esquema de tráfico e membros de uma facção criminosa.
A investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop identificou que dinheiro oriundo do tráfico era lavado por uma distribuidora de gás e água, conferindo aparência de licitude às atividades criminosas.
Esquema na Garagem de Veículos em Sinop
O caso ganhou destaque após a apreensão de 210 tabletes de maconha em junho, transportados por H.S.A., de 38 anos. O inquérito revelou que a garagem realizava vendas simuladas de veículos para integrá-los ao tráfico de drogas.
Segundo o delegado, o proprietário da garagem manipulava negociações para ocultar o uso dos veículos em atividades ilícitas. Movimentações financeiras suspeitas de mais de R$ 5 milhões foram detectadas, muito acima do faturamento médio informado pela empresa, de R$ 19 mil mensais.