Primeira-dama de Mato Grosso destaca união e prevenção no encerramento da Expedição SER Família Mulher 2024

Publicidade

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participou do encerramento da Expedição SER Família Mulher MT Por Elas. O evento ocorreu no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e contou com a presença de autoridades e apresentações culturais.

Ao longo de nove meses, a expedição percorreu 13 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), promovendo atendimentos, conscientização sobre violência doméstica e capacitação de servidores das áreas de Segurança Pública e socioassistenciais.

Virginia Mendes recebeu homenagens da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e da Polícia Judiciária Civil pelo trabalho desenvolvido. Ela agradeceu a colaboração de diversas equipes e destacou a importância do projeto.

“Agradeço à secretária Grasi, toda a sua equipe da Setasc, todas as autoridades que fazem parte deste projeto, à minha equipe Unaf, às primeiras-damas nos municípios, às secretárias de assistência social, porque eu sonho, mas quem realiza e faz as coisas acontecerem são todas as pessoas que estão envolvidas”, declarou.

Apresentações culturais e combate à violência doméstica

O evento incluiu apresentações de balé do projeto Piano Gente, com alunas do Colégio Ibero-Americano, e uma peça teatral intitulada “Sentimentos Feridos”, interpretada por Laine Ryusse. As apresentações emocionaram o público e reforçaram a mensagem de combate à violência contra a mulher.

Virginia Mendes destacou a importância dessas ações para a prevenção da violência. “É por todas as vítimas que estamos lutando, pelas crianças e meninas que irão crescer, que terão suas famílias. Queremos evitar que elas passem por esse sofrimento que é a violência doméstica”, afirmou.

Adesão ao programa e novas iniciativas

Durante o evento, foi assinado o Termo de Adesão dos municípios das RISP de Cuiabá e Várzea Grande ao Programa SER Família Mulher, além da criação do Organismo de Políticas Públicas para Mulheres (OPM). A formalização permitirá um atendimento mais eficaz às vítimas de violência doméstica.

A expedição abrangeu 15 regiões e capacitou mais de 2.800 profissionais. Mais de 590 vítimas foram atendidas, e 441 mulheres com medidas protetivas estão atualmente incluídas no programa, que oferece suporte temporário até que as beneficiárias obtenham autonomia financeira.

Lançamento de iniciativas para autistas

Na mesma ocasião, Virginia Mendes, junto ao diretor do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, lançou o selo “Autista a Bordo” e a credencial de estacionamento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As credenciais serão emitidas on-line para usuários cadastrados com a Carteira de Identificação do Autista (CIA).

“Esse é mais um mecanismo criado para dar qualidade de vida aos autistas e seus familiares. Gratidão ao Governo do Estado e ao Detran por apoiar nossas ações e humanizar o tratamento às pessoas com autismo nos serviços de trânsito”, disse Virginia Mendes.

Fonte: Secom MT

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress