Sinop foi, mais uma vez, premiada pelas ações desenvolvidas na área da saúde bucal. Para chegar ao reconhecimento e levar segundo lugar, na etapa estadual do Prêmio Nacional de Saúde Bucal, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) avaliou critérios como financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica (básica e especializada), quadro de pessoal odontológico e várias outras ações permanentes que são desenvolvidas ao longo do ano.
Também foram considerados pontos como água floretada no município, ações de estímulo à escovação nas escolas públicas, realização de visitas domiciliares da odontologia na Atenção Primária e frequência em reuniões de educação permanente. Tudo comprovado através de documentação.
A coordenadora da saúde buscal e do Centro de Especialidades Odontológicas de Sinop (CEO), Sirlene Koraleski, que esteve na capital do Estado para receber a honraria, destacou que o sucesso da conquista é a consequência da determinação de cada profissional em fazer, sempre, o melhor na saúde bucal do município. “Esse segundo lugar dos municípios entre 100.001 mil e 500 mil habitantes é reflexo de termos profissionais competentes e comprometidos em prestar serviços de qualidade para a população. O prêmio é baseado em uma legislação do Governo Federal publicada em 2023, é um estímulo para que os municípios desenvolvam ações de saúde bucal”.
SAÚDE PREMIADA
Em 2019, Sinop concorreu com 5.570 municípios brasileiros e levou a terceira colocação, ficando atrás, apenas, dos municípios de Nossa Senhora do Socorro (SE) e de Uberlândia (MG). Na etapa estadual, na mesma categoria (municípios com população entre 100,001 mil e 500 mil habitantes) levou a primeira colocação, deixando para trás Rondonópolis e Várzea Grande.