O Governo de Mato Grosso convocou nesta sexta-feira (13) um total de 245 candidatos aprovados em concursos públicos para integrar o efetivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A convocação, publicada em edição extra do Diário Oficial, contempla 200 soldados e 30 oficiais da Polícia Militar (PM-MT), além de 15 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT).
Os convocados participaram de concursos realizados em 2022, conforme os editais nº 003, nº 004 e nº 007 da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Sesp. Segundo o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, a medida representa um avanço no fortalecimento das forças de segurança do estado. “Essa convocação reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso em garantir o bem-estar e a segurança da população por meio de instituições mais estruturadas”, declarou.
Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, o reforço chega em um momento estratégico para o combate ao crime organizado no estado. Ele destacou os resultados obtidos pelo programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, iniciado em novembro, com ações ostensivas que já resultaram na apreensão de 3,3 toneladas de drogas e mais de 2 mil pessoas conduzidas às delegacias. “A chegada dos novos policiais permitirá intensificar ainda mais essas operações, gerando resultados ainda melhores”, afirmou.
Os candidatos convocados para os cargos de oficiais da PM devem se apresentar nos dias 6 e 7 de janeiro de 2025 para a entrega de documentos e inspeção de saúde. Os atendimentos ocorrerão na Academia de Polícia Militar Costa Verde, em Várzea Grande, e na Diretoria de Saúde da Polícia Militar, em Cuiabá. Já os candidatos aos cargos de soldados têm prazo de 1º a 14 de fevereiro para entrega de documentos na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), com inspeções de saúde programadas para 17 a 21 de fevereiro, em Cuiabá.
Segundo o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, a nomeação dos novos servidores faz parte dos investimentos do estado em segurança pública. Ele destacou que as nomeações realizadas neste mês incluem quase 400 profissionais, entre militares, civis, bombeiros e agentes penitenciários, contribuindo para reforçar o aparato de segurança em Mato Grosso.