Mato Grosso ainda abaixo da média nacional em moradias próprias, aponta IBGE

Publicidade

Um novo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou dados sobre as condições habitacionais no Brasil. Em Mato Grosso, a pesquisa demonstra que 54,23% da população reside em casas quitadas, com pelo menos um morador proprietário. Embora esse número represente a maioria, o índice fica abaixo da média nacional, que se situa em 72,7%.

A pesquisa também indica que 9,77% dos lares mato-grossenses possuem ao menos um proprietário, mas as parcelas ainda estão sendo pagas. Já 27,78% dos moradores do estado alugam suas residências, enquanto 7,4% ocupam casas cedidas ou emprestadas.

Quanto ao tipo de imóvel, a maioria dos domicílios em Mato Grosso são casas, com um total de 1.150.895 unidades. Apartamentos somam 81.157 e casas em vilas ou condomínios, 35.479. Um número bem menor de pessoas reside em cortiços (6.771) ou em estruturas consideradas degradadas (652).

No que diz respeito à infraestrutura, a pesquisa aponta que apenas 33,98% das casas em Mato Grosso estão conectadas à rede de esgoto. Por outro lado, 80,74% dos domicílios possuem abastecimento de água pela rede geral. A coleta de lixo alcança 88,68% dos domicílios, e 99,08% possuem banheiros de uso exclusivo.

Os dados do IBGE evidenciam a necessidade de investimentos em infraestrutura e políticas públicas voltadas para a melhoria das condições habitacionais em Mato Grosso, especialmente no que diz respeito ao acesso à água tratada e à coleta de esgoto.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress