“Desde que comecei, me sinto mais ativo”, relata Osmar Bechmann, empreendedor de 71 anos, um exemplo do crescente número de idosos em Mato Grosso que encontram no empreendedorismo uma forma de se manterem ativos e realizados.
Assim como Osmar, a busca por continuar produtivo motiva 47% dos empreendedores da terceira idade no estado, segundo pesquisa “Empreendedorismo Prateado” realizada pelo Sebrae/MT. A necessidade financeira ainda é o principal motivador, impulsionando 53% dos entrevistados a abrirem seus próprios negócios.
O estudo traçou um panorama detalhado do empreendedorismo na terceira idade em Mato Grosso, revelando que a idade média desses empreendedores é de 63 anos, com uma predominância masculina (52%) em relação às mulheres (44%).
“O empreendedorismo é uma área que acolhe a todos que desejam se desafiar e viver novas experiências, independentemente da idade. Esta pesquisa demonstra o notável potencial empreendedor na maturidade. Observamos que a terceira idade tem conquistado um espaço relevante no cenário empreendedor mato-grossense, gerando benefícios tanto para a economia quanto para a sociedade”, destaca Lélia Brun, diretora Superintendente do Sebrae/MT.
A pesquisa aponta que 39% dos empreendedores da terceira idade já estão aposentados. Além da busca por atividade e da necessidade financeira, outros fatores que impulsionam esse público a empreender são: realização pessoal (31%), paixão por uma área específica (20%), desejo de contribuir para a sociedade (13%) e a realização de um sonho (10%).
Os setores de atuação desses empreendedores são diversificados, com destaque para:
- Vendas de produtos e serviços (32%);
- Alimentação (20%);
- Beleza e vestuário (13% cada);
- Artes e artesanatos (10%);
- Consultoria (7%);
- Tecnologia (5%).
Dados da pesquisa em Mato Grosso
Apesar do entusiasmo e da vontade de empreender, os idosos enfrentam alguns desafios, como a falta de recursos financeiros (46%), o preconceito etário no mercado de trabalho (38%), a dificuldade com tecnologias (35%), a resistência social ao empreendedorismo na terceira idade (20%) e as preocupações com a saúde (20%).
Em relação às necessidades de capacitação, a área de tecnologia e inovação lidera a lista, com 46% das menções, seguida por gestão financeira (34%), marketing digital (33%), gestão de pessoas (17%) e vendas e atendimento ao cliente (16%).
Quanto aos planos para o futuro de seus negócios, 45% dos empreendedores pretendem expandir, 27% desejam manter o negócio como está, 24% planejam passar a gestão para a família e apenas 3% consideram encerrar as atividades.
A pesquisa, de caráter quantitativo, ouviu 1.045 proprietários ou sócios de pequenos negócios em todo o estado de Mato Grosso, entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro de 2024. Os dados revelam um cenário promissor para o empreendedorismo na terceira idade em Mato Grosso, mostrando que a experiência e a vitalidade dos idosos podem gerar importantes contribuições para a economia e a sociedade.