Homem que explodiu supermercados é condenado a 51 anos em Mato Grosso

Publicidade

Um homem foi condenado a 51 anos e cinco meses de reclusão em Mato Grosso, além de 70 dias-multa, pelos ataques a bomba ocorridos em duas unidades do Supermercado Tropical em Rondonópolis, a 212km de Cuiabá, no ano passado.

O julgamento, realizado pelo Tribunal do Júri da comarca na segunda-feira (16), durou cerca de 18 horas e teve a atuação da promotora de justiça Ludmilla Evelin de Faria S. Cardoso.

A sentença, proferida pelo magistrado Leonardo Costa Tumiati, determina o início do cumprimento da pena em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade.

O Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), condenando o réu pelos crimes de homicídio tentado, explosão, extorsões e posse de artefato explosivo ou incendiário.

Relembre o caso em Mato Grosso

De acordo com a denúncia da 6ª Promotoria de Justiça Criminal de Rondonópolis, em 4 de abril de 2023, o indivíduo, alegando ser membro de uma organização com histórico de ações violentas, contatou o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Supermercado Tropical por meio de um aplicativo de mensagens. Ele exigiu o pagamento de R$ 300 mil em criptomoedas, ameaçando realizar ataques contra as 11 lojas da rede caso o valor não fosse pago até o final da tarde daquele dia.

Por volta das 18h, o criminoso detonou um artefato explosivo em uma das unidades do supermercado, localizada na Vila Operária. A explosão colocou em risco a vida de clientes e funcionários. Os estilhaços atingiram duas pessoas: um menino de sete anos e uma mulher. Graças ao socorro imediato prestado por um cidadão presente no local, e ao rápido atendimento médico, as vítimas sobreviveram.

Além dos danos físicos às vítimas, o ataque causou prejuízos materiais significativos ao estabelecimento.

No dia seguinte, 5 de abril de 2023, o autor das ameaças, demonstrando conhecimento da repercussão do ataque nas redes sociais, voltou a contatar o supermercado, reiterando a exigência de R$ 300 mil sob ameaça de novas explosões. Ele também ameaçou divulgar informações falsas nas mídias digitais, alegando que a rede estaria sendo alvo de ataques por dívidas com uma organização criminosa, com o objetivo de prejudicar a imagem do supermercado e afugentar clientes, além de provocar a interdição das lojas pela polícia.

Em decorrência da nova ameaça, todas as unidades do supermercado foram fechadas e minuciosamente inspecionadas. Na unidade Jardim Tropical, foi encontrado um objeto suspeito, semelhante a um artefato explosivo, o que demandou a atuação de equipes especializadas da Polícia Civil (GOE) e Polícia Militar (Bope) para a sua desativação. As investigações contaram com o trabalho do delegado Santiago Rozendo Sanches e Silva.

As investigações policiais, baseadas no rastreamento do celular do criminoso e em imagens de câmeras de segurança, revelaram que ele possuía mais de 15 anos de experiência em manuseio de explosivos e que vinha planejando o ataque desde outubro de 2022, com a compra de materiais e a confecção dos artefatos.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress