O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado estadual delegado Camargo, visitou a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) nesta quinta-feira (19.12) para conhecer os projetos de educação inclusiva da pasta.
Para Camargo, a educação inclusiva praticada pela Seduc-MT deve servir de exemplo para o país.
“Estou sem reação com tudo isso que vocês estão me apresentando. Que educação com excelência e, principalmente, para um público que muitos gestores públicos fecham os olhos. Vocês terem uma coordenadoria só para cuidar da educação inclusiva, indígena e quilombola, é de tirar o chapéu, pois lá no nosso Estado não temos isso. A educação inclusiva de vocês deve servir de exemplo para todo o país”, destacou.
O superintendente de Diversidades da Seduc, Genaro Ribeiro, apresentou ao parlamentar vários projetos da Educação Inclusiva, como o Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies), Autismo na Escola e Avaliação em Educação Especial.
“Temos aqui vários trabalhos desenvolvidos na educação da Rede Estadual. Porém, citei esses três porque é como se fossem a nossa base de política de ensinamento. No Casies, por exemplo, concentra desde as formações aos profissionais da educação em libras ao atendimento humanitário àquela família necessitada”, explicou Genaro.
Em seguida, juntamente com a coordenadora da Educação Especial, Paula Cunha, o deputado estadual foi levado ao Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI). Na unidade escolar, Camargo viu de perto todo o trabalho desenvolvido com os estudantes cegos, surdos, autistas e com outras necessidades especiais.
No CEEI, são sete salas de aulas e 14 ambientes administrativos, entre sala de surdocegueira, sala de enfermagem, salas para atendimento especializado à pessoa com deficiência visual, auditiva e intelectual. A unidade foi inaugurada em setembro deste ano com investimento de R$ 8,1 milhões para reforma e ampliação.
“Podem ter certeza que vou levar tudo isso que vocês estão me apresentando para o nosso Estado. Se eu conseguir implementar um desses inúmeros projetos que vocês estão fazendo com a educação especial aqui, já vou ficar feliz. O Governo de Rondônia precisa conhecer esse trabalho incrível. Vocês estão de parabéns”, finalizou Camargo.
Além da experiência vivenciada, ele retornou à Rondônia levando na bagagem inúmeros materiais produzidos pela Seduc, como as cartilhas Política Antirracista, Cartilha do Autista e a revista com o projeto EducAção 10 Anos.
Fonte: Seduc-MT