O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) atendeu em 2024 um total de 174 empresas ao longo de 2024, por meio do programa Novo Brasil Mais Produtivo, programa do Governo Federal, executado em Mato Grosso em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MT). O resultado foi apresentado durante evento realizado na sede do Sistema Fiemt.
Dentre as empresas atendidas, 126 tratam-se de micro, 41 de pequenas e sete de médias empresas, localizadas nas regiões Sul, Sudoeste, Sudeste, Médio Norte, Noroeste e Norte. Além disso, grande parte dos atendimentos foram voltados para empresas de vestuário, alimentos e bebidas, construção civil, metal mecânica e de base florestal.
Os atendimentos do programa são executados pelos consultores do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) e são executados serviços de consultoria em manufatura enxuta e eficiência energética, tendo como foco uma maior produtividade das indústrias.
De acordo com a avaliação do coordenador de Consultorias do IST MT, Robson Geriminiano, os atendimentos foram satisfatórios, com destaque para a interação entre os consultores e professores do Senai MT nos atendimentos prestados às empresas.
“Uma das maiores conquistas foi a interação entre educação e tecnologia, com professores e consultores trabalhando juntos nas consultorias. Aproveitamos este momento também para reconhecer esses profissionais, que foram fundamentais para os atendimentos realizados. Para o próximo ano, vamos aperfeiçoar ainda mais essa integração”, disse o coordenador.
O encontro contou ainda com a presença dos colaboradores do Sebrae MT, Gilson Iwasaki e Mara Silva. Na ocasião, Gilson destacou a parceria entre as instituições como fundamental para alcançar os resultados que foram apresentados.
“Parceria é o termo correto. Estamos fazendo um trabalho de tanta interação, com reuniões em que combinamos como um pode auxiliar o outro. O fruto desse esforço é essa celebração. Os resultados, principalmente o aumento de produtividade dos nossos clientes, são incríveis, transformando as indústrias do Mato Grosso em um Brasil mais produtivo”, afirmou.
Resultados para as empresas
Alguns dos resultados obtidos por meio do programa foram de empresas como a Brita Guia, que registrou uma melhoria contínua em seu processo produtivo; a Moinho Régio Alimentos, que apresentou redução no consumo de ar comprimido e motores; a Stamp, que estabeleceu um fluxo contínuo com base nos tempos de cada atividade; e da New Blocos, que alcançou indicadores graças à mudança de layout.
Para 2025, a expectativa é que aproximadamente 200 empresas sejam atendidas pelos serviços especializados de consultoria. Atualmente, o programa conta com 25 consultores homologados em todo o estado que são capacitados para ofertar os atendimentos do Brasil Mais Produtivo.