A Nasa anunciou que está adiando o lançamento da SpaceX Crew-10, uma decisão que manterá os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams — que já tiveram sua permanência a bordo da Estação Espacial Internacional inesperadamente prolongada — em órbita por ainda mais tempo.
Williams e Wilmore foram para o espaço em junho, pilotando o primeiro voo de teste tripulado da nave Starliner da Boeing. Sua viagem, que deveria durar cerca de uma semana, transformou-se em uma missão de vários meses após o veículo apresentar problemas técnicos a caminho da estação espacial e a Nasa determinar que seria muito arriscado trazê-los de volta a bordo da Starliner.
Os astronautas desde então se juntaram à Crew-9, uma missão rotineira da Estação Espacial Internacional originalmente programada para retornar à Terra até fevereiro, após um período de transição com a Crew-10.
Agora, a Crew-10 decolará pelo menos um mês mais tarde do que o esperado porque as equipes da Nasa e da SpaceX precisam de “tempo para completar o processamento de uma nova nave Dragon para a missão”, segundo a agência espacial.
“A Nasa e a SpaceX avaliaram várias opções para gerenciar a próxima transferência tripulada, incluindo o uso de outra nave Dragon”, observou a Nasa em um post em seu blog na terça-feira. “Após cuidadosa consideração, a equipe determinou que lançar a Crew-10 no final de março, após a conclusão da nova nave Dragon, era a melhor opção para atender aos requisitos da Nasa e alcançar os objetivos da estação espacial para 2025”.
A missão Crew-9 da SpaceX, que também inclui o astronauta da Nasa Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov entre a tripulação, chegou ao posto orbital em setembro.
Williams e Wilmore já estão na estação há mais de seis meses, e terão acumulado aproximadamente nove meses no espaço se retornarem para casa no final de março ou início de abril.
Missões rotineiras para a Estação Espacial Internacional normalmente duram seis meses. Mas não é incomum que astronautas recebam uma extensão inesperada em sua visita à estação espacial — por dias, semanas ou até meses. O astronauta da Nasa Frank Rubio, por exemplo, detém o recorde americano de permanência contínua mais longa na estação espacial. Ele passou 371 dias lá em uma missão que terminou em 2023.
Nasa aponta melhores fotos da Estação Espacial Internacional em 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em No espaço há 6 meses, astronautas da Starliner enfrentam novo atraso para voltar no site CNN Brasil.