Em entrevista à CNN, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse que seu partido é um “protagonista importante” para o debate político nacional e defendeu que a legenda mostre sua força nas articulações para as eleições presidenciais de 2026.
“O PSD, pelo tamanho que tem, tem a obrigação de participar do debate e se colocar como um protagonista, mostrando as boas práticas que temos no partido em governos estaduais e municipais”, afirmou, nesta quarta-feira (19).
O partido de Ratinho Júnior foi o que mais elegeu prefeitos nas eleições municipais de outubro. Entre as capitais, o PSD é, junto ao MDB, o que mais vai ter prefeituras sob seu controle a partir de 2025.
“O PSD saiu muito musculoso das eleições municipais e tem uma bancada federal robusta e de qualidade, com senadores referência no Brasil”, completou o governador do Paraná.
Sobre a legenda ter candidato próprio, ser vice em alguma chapa ou apenas compor uma aliança em 2026, Ratinho avaliou que este é um debate a ser feito “mais para frente”.
Ratinho está em seu segundo mandato como governador. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, coloca o governante como pré-candidato à Presidência da República em 2026.
Independência
Embora o PSD reúna quadros opositores ao governo federal – como o próprio Ratinho – e Kassab seja secretário de Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em São Paulo, a legenda também é próxima ao governo Lula (PT).
O partido conta com filiados no comando dos ministérios da Agricultura (Carlos Fávaro), Minas e Energia (Alexandre Silveira) Pesca (André de Paula). Além disso, forma um bloco parlamentar com o PT e com o PSB – do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) – no Senado.
Ratinho defende que o PSD mantenha uma posição de independência em relação ao governo federal, sem ocupar ministérios.
“Entendo que o PSD deveria, já lá atrás, não ter assumido nenhum tipo de cargo (no governo Lula)”, afirmou. “Minha posição é para que o partido ficasse independente para apresentar uma proposta de Brasil”, acrescentou.