13º salário: confira dicas para usar a gratificação de final de ano

Publicidade

O décimo terceiro salário é uma ótima chance para quitar dívidas e planejar investimentos em 2025, de acordo com especialistas consultados pela CNN.

A “gratificação natalina” deverá ser, em média, R$ 3.096,78 para cada trabalhador, somadas as duas parcelas, de acordo com Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

O destino desse montante deve ser pagar dívidas, mostra levantamento da Serasa.

 

Luiz Arthur Fioreze, diretor de gestão de fundos da Oryx Capital, afirma que a gratificação natalina pode ser utilizada além do gasto momentâneo.

“Em vez de ser apenas um alívio financeiro, o 13º salário pode ser utilizado para fortalecer finanças pessoais de forma estratégica, por meio de investimentos que geram rendimentos consistentes ou quitação de dívidas com juros elevados”, comenta.

Para ele, é preciso pensar antes em quitação de dívidas ao invés de investimentos com salário extra em casos de inadimplência.

O ideal, diz, é começar por aquelas que possuem juros altos, como as do cartão de crédito.

Tiago Feitosa, analista e especialista em mercado financeiro da T2 Educação, complementa que o foco da gratificação natalina deve ser priorizada para quitação de dividas.

“O ideal é começar com as dívidas maiores e avançar para as de menor valor. Essas dívidas têm um poder muito grande de consumir a renda de uma pessoa e por isso deve estar priorizada”, explica o analista.

Investimentos de bases sólidas

Para quem já tem controle financeiro e que aproveitar a oportunidade do 13º salário para investir, títulos de renda fixa são uma ótima pedida, dizem os analistas.

“Na minha visão, em caso de iniciantes, a recomendação é de investimentos conservadores e a longo prazo, para garantir o retorno. Nesse sentido, títulos públicos como Tesouro Direto são uma ótima escolha”, destaca Feitosa.

Investidores com mais experiência podem ter no CDI uma alternativa de investimento de longo prazo com maiores retornos.

“A alternativa de investir no CDI pode ser usada até o investidor se sentir confortável com o pagamento de todas as suas despesas, e então migrar para as ações. Assim, é possível fazer uma progressão no portfólio de investimentos, evitando a perda de rentabilidade ao longo do mês”, explica o Fioreze.

Como é calculada a segunda parcela do 13º salário?

Para saber o valor a receber no segundo pagamento do benefício, é necessário.

  • Dividir o valor do último salário bruto pela metade;
  • Deduzir do valor o INSS e IR, conforme tabelas de alíquota;
  • Até o salário bruto de R$ 2.259,20, há isenção do IRRF.

Se houve o encerramento do contrato de trabalho, mesmo sendo antes de dezembro, o 13º também pode ser pago ao trabalhador.

Em situações de demissão por justa causa, os empregados dispensados não têm direito a receber o benefício.

Quem tem direito ao décimo terceiro salário?

O 13º é pago à quem trabalha no regime de contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), pelos empregadores, de forma proporcional ao tempo de serviço prestado ao longo do ano.

Todos os empregados com a carteira de trabalho assinada possuem direito ao benefício.

Empregados que saírem da empresa antes do final do ano, recebem o salário extra de forma proporcional.

A gratificação bônus é feita em duas parcelas: a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda parcela até 20 de dezembro. Os descontos da Previdência Social e do Imposto de Renda são realizados na segunda parcela.

Pagamentos de boleto poderão ser feitos via Pix, diz BC

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress