Batizado de Joca, o lobo-marinho que descansou por dois dias na areia da Praia de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, retornou para o mar no fim da manhã desta sexta-feira (20).
Quem registrou o momento foi a médica-veterinária Yasmin Daoualibi, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma das responsáveis pelos cuidados ao animal.
“Hoje, dia 20 de dezembro de 2024, às 11h28, ele voltou para o mar. Estamos aguardando novas notícias e ficaremos aqui para um possível retorno. Mas, ao que parece, ele voltou para sua casa” explicou Yasmin.
No vídeo postado na internet, é possível ver o momento de despedida de Joca. O lobo-marinho se desloca em direção ao mar e, pouco depois, as ondas acabam por puxá-lo para o oceano.
Durante a sua estadia em Ipanema, Joca recebeu a visita de agentes da Polícia Ambiental, da Guarda Ambiental do Rio, dos Bombeiros, do PMP-BS, turistas e outros curiosos. Carismático, ele virou atração turística.
Em entrevista para a CNN, o professor Dirceu Lopes, mestrando da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explicou que a vinda de Joca para a costa brasileira se deu, principalmente, devido à busca do animal por alimentos e condições favoráveis para o acasalamento.