Banxico corta taxa de juros, futuros cortes dependem do movimento do peso Por Investing.com

Publicidade

O banco central do México, Banxico, concordou unanimemente em cortar 25 pontos base em sua taxa de juros, reduzindo-a para 10,00%.

A decisão indica que o ciclo de flexibilização do banco persistirá nos próximos meses. No entanto, a direção futura deste ciclo de flexibilização dependerá significativamente do desempenho do .

A decisão de reduzir a taxa de juros era amplamente esperada. Dos 23 analistas pesquisados pela LSEG Data & Analytics, 21, incluindo os próprios pesquisadores, previram corretamente o corte de 25 pontos base.

Os dois analistas restantes haviam antecipado uma redução maior de 50 pontos base. A decisão de relaxar ainda mais a política monetária foi largamente influenciada pela queda da inflação em novembro para 4,6% ano a ano, juntamente com a relativa estabilidade do peso após a eleição nos EUA.

O comunicado que acompanha a decisão de corte de juros trouxe uma mistura de mensagens. Os formuladores de políticas do banco apontaram uma “maior persistência na inflação de serviços”, levando-os a revisar suas previsões de inflação para cima.

A inflação agora está projetada para se alinhar com a meta no terceiro trimestre de 2026, uma mudança em relação ao quarto trimestre de 2025, como estimado anteriormente. O conselho percebe os riscos como “tendenciosos para cima”, com a potencial implementação de tarifas sobre importações dos EUA do México adicionando incerteza.

No entanto, os formuladores de políticas também sugeriram a possibilidade de “ajustes descendentes maiores” devido ao progresso feito na desinflação. A implementação desses ajustes dependerá em grande parte do desempenho do peso, particularmente se o México enfrentar tarifas de importação dos EUA sob a administração Trump.

Uma queda significativa no peso poderia fazer com que os formuladores de políticas interrompessem seu ciclo de flexibilização.

“Mas duvidamos que o Banxico acelere o ritmo de flexibilização tão cedo. Com o peso vulnerável a quedas acentuadas se Trump impuser tarifas ao México, riscos fiscais persistentes e o Fed em um humor hawkish, achamos que o Banxico continuará a cortar sua taxa de juros em etapas de 25 pontos base,”

escreveu Kimberley Sperrfechter, economista da Capital Economics, em uma nota.

“Nossa previsão de que a taxa de juros seja reduzida para 8,50% até o final de 2025 está acima do consenso. E, se houver alguma mudança, os riscos para essa previsão estão para cima, especialmente se Trump impuser tarifas e o peso cair acentuadamente.”

Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.

Notícias sobre Economia

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress