TÓQUIO (Reuters) – O governo do Japão disse nesta sexta-feira que a economia está se recuperando moderadamente em dezembro, mas alertou sobre os riscos futuros, como taxas de juros mais altas no exterior e políticas nos Estados Unidos.
Entre as principais áreas econômicas, o governo cortou sua avaliação sobre os lucros corporativos pela primeira vez desde março de 2023, já que o ritmo de sua recuperação estava se moderando.
“A economia está se recuperando moderadamente, embora pareça estar parando em partes”, disse o Escritório do Gabinete em seu relatório mensal.
Em relação às perspectivas, o governo espera que a recuperação moderada continue graças à melhoria da situação do emprego e da renda.
Mas manteve uma visão cautelosa sobre as políticas dos EUA, já que a nova promessa de tarifas do presidente eleito Donald Trump sobre produtos do Canadá, México e China ameaça o comércio global.
As taxas de juros mais altas nos EUA e na Europa, bem como a estagnação do mercado imobiliário chinês, também podem prejudicar a economia do Japão, disse o governo.
O relatório foi divulgado depois que o Banco do Japão manteve a taxa de juros na quinta-feira.
Entre outras áreas econômicas importantes, o consumo privado, que responde por mais da metade da economia japonesa, estava “acelerando”, apoiado pela recuperação salarial, reiterou o governo em seu último relatório.
Os gastos de capital também estavam “acelerando” e as exportações estavam “quase estáveis”, disse o governo, repetindo sua avaliação do mês anterior.
(Reportagem de Kaori Kaneko)