Em apenas 48 horas, Salvador registrou três crianças baleadas. Com essa atualização, a capital baiana alcança o marco de 10 crianças atingidas pela criminalidade em 2024. Os dados foram divulgados, nesta sexta-feira (20), pelo Instituto Fogo Cruzado, que utiliza tecnologia para produzir e divulgar dados sobre a violência armada no Brasil.
Entre os últimos casos, duas crianças foram baleadas no dia 19 de dezembro. Maria Eduarda Ferreira, de 5 anos, foi atingida no joelho enquanto bebia água de coco com o pai no bairro de Nazaré, no centro da cidade. Houve troca de tiros no local, com um homem que estaria praticando assaltos na região e um policial. A garota foi vítima de bala perdida em meio ao tiroteio.
No mesmo dia, outra criança, de 10 anos, foi baleada no ombro dentro de um automóvel, junto com a mãe grávida, que também foi baleada, durante uma tentativa de assalto na BR-324, no trecho do bairro de Águas Claras.
Também segundo o Instituto, no dia anterior, em 18 de dezembro, Samuel de Andrade de Jesus, de apenas 5 anos, foi morto por uma bala perdida enquanto brincava na sala de casa, no bairro de Itinga. O disparo ocorreu durante uma disputa entre grupos armados.
O Fogo Cruzado acredita ainda que os dados “revelam um cenário preocupante”: de 1° janeiro a 19 de dezembro de 2024, 10 crianças foram baleadas na capital baiana, sendo sete por bala perdida. “Os episódios recentes destacam a necessidade de ações urgentes para garantir a segurança da população e proteger os mais vulneráveis da escalada da violência armada”, pontuou o Instituto.