Mato Grosso discute estratégias de combate a incêndios em evento com especialistas

Publicidade

O Comitê Estadual de Gestão de Fogo realizou uma série de palestras e debates nos dias 19 e 20 de dezembro para avaliar a temporada de incêndios florestais de 2024 e discutir estratégias para 2025. Especialistas de diversas instituições participaram do evento.

“Já se esperava que 2024 seria um ano atípico devido à seca avançada. O Governo de Mato Grosso tem se destacado na execução de políticas públicas no combate a incêndios, mas é preciso reforçar o preparo”, afirmou Alex Marega, presidente do Comitê Estadual de Gestão do Fogo.

Medidas adotadas para a prevenção de incêndios

Uma das ações destacadas foi a realização de reuniões semanais na Sala de Situação, no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, com participação de órgãos federais, estaduais, municipais e o setor privado. A abertura de estradas e o uso de equipamentos pesados, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), foram essenciais para facilitar o combate ao fogo.

“A integração dos órgãos é fundamental. Precisamos continuar investindo em infraestrutura e coordenação para manter o preparo contra incêndios”, ressaltou o deputado estadual Carlos Avallone.

Parcerias e inovação tecnológica

O coronel Dércio Santos da Silva destacou os avanços nas parcerias e no uso de tecnologia para otimizar recursos humanos e materiais, além de fortalecer a preservação dos ecossistemas.

A analista ambiental Danny Moraes apresentou a palestra “Fauna Silvestre Desafios e Perspectivas”, abordando iniciativas para reabilitação de animais vítimas de queimadas e sua reintegração ao habitat natural.

O evento contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Sinfra, Ibama, Instituto SOS Pantanal, pesquisadores da UFRJ e outras instituições.

Fonte: Secom MT

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress