A Central Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado de Saúde realizou, neste sábado (21.12), uma captação de órgãos no Hospital Municipal de Cuiabá. Graças à solidariedade da família doadora, cinco pacientes de três estados do Brasil terão novas chances de vida.
A captação começou às 22h, com apoio de equipes do Distrito Federal, possibilitando a doação de um fígado, dois rins e duas córneas. A logística foi realizada com auxílio da Força Aérea Brasileira (FAB).
Reconhecimento e logística da captação
O secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso parabenizou os profissionais envolvidos na ação. “Sabemos que esse procedimento de captação de órgãos é complexo e parabenizo o empenho e a dedicação das dezenas de profissionais envolvidos na ação, seja em Mato Grosso ou em outros estados. Uma família escolheu salvar vidas e somos muito gratos por esse gesto”, declarou.
A secretária adjunta de Regulação destacou a importância da conscientização sobre doação de órgãos. “Em um momento difícil, essa família escolheu doar órgãos e salvar vidas. Esse gesto precisa ser reconhecido e enaltecido”, afirmou, reforçando os investimentos na criação de Comissões Intra-Hospitalares de Doação nos hospitais.
Avanços nos transplantes em Mato Grosso
A coordenadora da Central Estadual de Transplantes informou que o estado já realizou 13 captações de órgãos em 2024, um aumento significativo em relação a 2023. “Trabalharemos para que esse número seja ainda mais expressivo em 2025. Às famílias doadoras, nossos profundos sentimentos de gratidão e respeito”, concluiu.
Transplantes em Mato Grosso
Atualmente, o estado realiza transplantes de córneas e tecidos, enquanto pacientes que precisam de outros órgãos são encaminhados pelo programa Tratamento Fora Domicílio. O Estado cobre custos de locomoção, estadia e alimentação para pacientes e acompanhantes.
Além disso, Mato Grosso está retomando transplantes renais, com o Hospital São Mateus, em Cuiabá, recentemente credenciado para realizar esses procedimentos.
Fonte: Secretaria de Comunicação do Estado de Mato Grosso