Rosilene Vilela transformou sua paixão por confeitaria em um negócio de sucesso com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso, a Desenvolve MT. Ao lado do marido, Rosilene começou vendendo bolos como um hobby, mas, com o tempo, expandiu suas atividades graças a dois financiamentos obtidos com a agência.
Há 16 anos, ela fundou o negócio Rose Bolos & Doces Finos. Em 2020, após a recomendação de seu contador, Rosilene obteve seu primeiro crédito para investir em uma cozinha industrial, separando seu espaço de trabalho do uso doméstico.
Com a pandemia, Rosilene renegociou as condições de pagamento e, posteriormente, acessou um segundo crédito na linha Desenvolve Mulher Empreendedora. Esse recurso foi essencial para a modernização de sua confeitaria, incluindo a compra de novos equipamentos e insumos.
“A Rosilene é um bom exemplo de como o apoio certo pode transformar um negócio e fazer ele ter sucesso. Apesar das dificuldades em que ela começou, quando pegou o crédito houve um crescimento porque as reformas permitiram que ela trabalhasse em um ambiente melhor e mais bem equipado, o que aumentou a produtividade”, destacou Hélio Tito, diretor de Desenvolvimento e Crédito.
Atualmente, os pedidos de encomendas podem ser feitos online. Assim como muitas outras mulheres, Rosilene encontrou no empreendedorismo uma forma de equilibrar sua vida e alcançar independência financeira. Até novembro de 2024, a Desenvolve MT liberou mais de R$ 26,7 milhões em créditos para mulheres, representando 54,74% do total disponibilizado pela agência.
Crédito para mulheres empreendedoras em Mato Grosso
A linha de crédito Desenvolve Empreendedor é uma iniciativa pública voltada para combater a desigualdade de gênero. Disponível para mulheres e jovens de até 29 anos, o programa oferece até R$ 15 mil em crédito digital, com taxas de juros a partir de 0,37% ao mês e carência de até seis meses. O objetivo é atender Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Fonte: SECOM MT