IA pretende mudar radicalmente aplicativos de namoro; entenda

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Chatbots personalizados namorando outros chatbots em seu nome. Concierges de Inteligência Artificial (IA) respondendo perguntas sobre possíveis “matches” (potenciais candidatos a um encontro). Algoritmos avançados prevendo compatibilidade melhor do que nunca.

Os aplicativos de namoro estão à beira de uma grande transformação.

Enquanto grande parte da indústria de tecnologia luta para integrar inteligência artificial em seus produtos, as empresas de namoro estão avaliando como a tecnologia pode inaugurar uma mudança significativa na maneira como as pessoas se conectam e se encontram online.

No dia do investidor da semana passada, executivos do Match Group — empresa controladora do Match.com, Tinder, Hinge, OkCupid, Our Time e outros — sugeriram planos de como usar IA para melhorar as experiências do usuário e ajudar a criar melhores conexões.

Justin McLeod, CEO da Hinge, descreveu como a empresa pretende adotar totalmente a IA no ano que vem: “matches” mais personalizadas, algoritmos mais inteligentes que se adaptam aos usuários e os entendem melhor ao longo do tempo e treinamento de IA para pessoas com dificuldades em relacionamentos.

“Embora a IA não vá ser uma panaceia quando se trata do problema profundo e pessoal do amor, posso dizer que ela vai transformar a experiência dos aplicativos de namoro, levando-a de uma plataforma do tipo ‘faça você mesmo’ para uma jornada guiada por especialistas que leva a resultados muito melhores e muito mais valor para nossos usuários”, disse ele aos investidores.

A IA avançada pode elevar o processo de combinação, tornando-o mais eficaz e criativo.

A ferramenta já está começando a desempenhar um papel maior. O Tinder, por exemplo, usa IA para ajudar os usuários a selecionar suas melhores fotos de perfil. Enquanto isso, o resumo “For You” recentemente aprimorado do Bumble usa IA avançada ao entregar seu conjunto diário de quatro perfis selecionados com base nas preferências do usuário e “matches” anteriores.

O Bumble também usa IA em recursos de segurança como seu Private Detector — uma ferramenta alimentada por IA que desfoca imagens explícitas — e o Deception Detector, que identifica spam, golpes e perfis falsos. Da mesma forma, o Match Group oferece ferramentas como botões que dizem “Tem certeza?” para detectar linguagem prejudicial e “Isso te incomoda?” para solicitar que os usuários denunciem comportamento inapropriado.

Mas essas formas de IA estão apenas arranhando a superfície do que é possível. Lidiane Jones, CEO da Bumble, disse à CNN que há “uma tremenda oportunidade para inovação no mercado de aplicativos de namoro”.

“Ao desenvolver a IA, como em todos os empreendimentos, defenderemos as mulheres e continuaremos a construir o próximo capítulo que coloca as mulheres em primeiro lugar”, disse ela. “Continuaremos a investir em nosso modelo atual enquanto encontramos novas maneiras para as pessoas construírem relacionamentos, vemos um futuro em que a IA pode ajudar a promover isso.”

De acordo com Liesel Sharabi, professora associada da Escola de Comunicação Humana Hugh Downs da Universidade Estadual do Arizona, Estados Unidos, o setor de namoro ainda está “nos estágios iniciais” de adoção da IA.

“As plataformas ainda estão descobrindo seu papel na experiência de namoro online, mas elas realmente têm o potencial de transformar esse espaço”, disse Sharabi. “O momento parece certo para algo novo e diferente acontecer — e isso pode ser com IA”, disse Sharabi.

Namorando concierges e chats que te ajudam a encontrar um par

O potencial para integrar mais IA em aplicativos é vasto. A fundadora do Bumble, Whitney Wolfe Herd, disse anteriormente que imagina a IA funcionando como um “concierge de namoro”, ajudando os usuários a navegar por “matches”, marcar encontros e responder a mensagens.

Startups como Volar e Rizz já experimentaram chatbots que ajudam a responder mensagens. No Rizz, os usuários carregam capturas de tela de conversas que estão tendo em outros aplicativos de namoro, e a plataforma ajuda a criar respostas de flerte.

Embora o conceito de chatbots que “namoram em seu nome” possa parecer estranho, ele pode reduzir a tediosa comunicação inicial ao se concentrar mais em perfis altamente compatíveis, disse Sharabi.

“É possível que a integração de IA em plataformas permita que as pessoas se conheçam mais rapidamente ou encontrem parceiros mais adequados”, disse Sharabi.

Ela também acredita que os aplicativos de namoro terão que lidar com as preocupações dos usuários sobre se estão falando com uma pessoa real. Afinal, alguns usuários já estão se apoiando na IA por meio de serviços como o ChatGPT para ajudar a escrever perfis ou responder a mensagens.

Sharabi disse que o conceito de um coach de namoro com IA “faz muito sentido” porque não é incomum sair com amigos e colegas de trabalho quando se busca um amor e há “alguém com quem trocar ideias”.

“Não temos isso em aplicativos de namoro”, ela acrescentou. “Seria como ter um companheiro, algo que fazíamos quando nos encontrávamos pessoalmente, mas trazendo isso para a experiência de namoro digital.”

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Este conteúdo foi originalmente publicado em IA pretende mudar radicalmente aplicativos de namoro; entenda no site CNN Brasil.

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