A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) prendeu em flagrante dois homens, de 44 e 46 anos, naturais de São Paulo e do Rio de Janeiro, respectivamente. Eles foram detidos enquanto tentavam aplicar o golpe conhecido como “Golpe do Caixa de Autoatendimento”, no Bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife.
As prisões ocorreram na última quarta-feira (18), mas as informações só foram divulgadas nesta segunda-feira (23) pela Polícia Civil.
A investigação, que vinha sendo conduzida pela equipe da Delegacia de Polícia da 16ª Circunscrição – Água Fria, apontou que os autuados se especializaram em roubar vítimas que estavam realizando transações bancárias em caixas eletrônicos, como se fossem clientes ajudando outros clientes.
“Quando eles identificavam a vítima que estava com dificuldade de fazer uma transação, eles se aproximavam para ajudar, mas isso já era um engodo. Então, eles faziam com que a vítima fizesse toda a transação. Quando o dinheiro estava para sair, eles levavam a vítima para outro caixa e o outro comparsa vinha e levava os valores.
Um idoso teve um prejuízo de mil reais.”, explicou o coordenador DP Água Fria, o delegado Mário Melo. Segundo o delegado, entre as denúncias sobre o crime, um golpe praticado no dia 11 de dezembro de 2024 contra um idoso, que sofreu um prejuízo de R$ 1.000, levou a polícia até os suspeitos.
Segundo a PCPE, a ação da polícia foi desencadeada após os investigadores receberem informações de que os suspeitos retornariam ao mesmo local para aplicar o golpe novamente. A equipe da Delegacia de Água Fria montou uma campana e, no momento em que os criminosos iniciaram mais uma tentativa de fraude, foram presos em flagrante.
Durante a prisão, foram encontrados com os suspeitos vários cartões de crédito e comprovantes de transferências bancárias em nome de terceiros. Eles confessaram que os cartões eram usados para aplicar o golpe.