Após ter tido uma temporada frustrante em 2023, com a eliminação na Divisão de Acesso ainda na primeira fase e ainda sem contar com o apoio do seu torcedor, o Paraná Clube se reergueu na temporada de 2024.
Com uma campanha de marketing brilhante e a volta do empresário Carlos Werner nos bastidores, o Tricolor deu o primeiro passo em sua reconstrução e foi campeão da Série Prata, garantindo o retorno à elite do futebol paranaense. Relembre como foi o ano paranista!
Janeiro: Paraná tenta incorporar clube paranaense
Sem calendário nacional pela segunda vez consecutiva, o Paraná largou no ano de 2024 com uma manobra em seus bastidores. O clube tentou incorporar o Cianorte e assim poder disputar a elite do Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série D do Brasileiro.
A proposta era de um grupo de investidores, que pretendia comprar a SAF paranista e poder incorporar outro clube. Mas, a tentativa foi frustrada pela diretoria do Leão do Vale e a proposta foi retirada pelo grupo de investidores.
Fevereiro: Presidente se afasta, técnico é anunciado e empresário se despede
O segundo mês do ano foi marcado por uma intensa reformulação no departamento de futebol do Paraná. Por motivos de saúde, o presidente Rubens Ferreira se afastou do cargo e o vice Aílton Barboza assumiu o comando do clube.
Na sequência, o empresário Marcos Amaral, responsável por tocar o futebol na temporada passada, foi desligado do clube. Para fechar o mês, um velho conhecido da torcida paranista foi confirmado como técnico: Tcheco.
Março: Com as “próprias pernas”, Paraná inicia montagem do elenco
Com a influência do técnico Tcheco, o Paraná foi ao mercado sem contar com a ajuda de empresários. Em março, o Tricolor iniciou a montagem do seu elenco confirmando nomes experientes, como o goleiro Sidão e o lateral-esquerdo Eltinho.
Além dos veteranos, o clube fez uma mescla com jovens jogadores, como o zagueiro Lucão e o atacante Ítalo, que mais tarde iriam fazer a diferença na disputa da Divisão de Acesso do Estadual.
Abril: A volta de Carlos Werner e a campanha de marketing histórica
Em abril, já às vésperas do início da Divisão de Acesso, uma jogada que mudou completamente o rumo do Paraná. O empresário Carlos Werner, antigo mecenas do clube, divulgou uma carta anunciando a sua ajuda ao Tricolor.
O empresário liderou negociações para que o Paraná atuasse nos estádios dos rivais Athletico e Coritiba, além de encabeçar uma campanha de marketing histórica, que viralizou pelo Brasil. Nela, o clube pretendia vender mais de 100 mil ingressos para os jogos como mandante.
Maio: Paraná lota estádios da capital e faz bonito na Divisão de Acesso
A torcida do Paraná abraçou a ideia da campanha de marketing e lotou a Ligga Arena, o Couto Pereira e a Vila Capanema nos jogos como mandante na Divisão de Acesso. E o Tricolor não decepcionou.
Na estreia, em uma Ligga Arena lotada, diante do Nacional, vitória por 1 a 0, com gol de Liliu. Na segunda rodada, frente ao Apucarana, no Couto Pereira, goleada por 3 a 0. Já diante do Rio Branco, fora de casa, veio a primeira derrota – 2 a 1, em Paranaguá. Na volta para casa, frente ao Laranja Mecânica, na Vila Capanema, triunfo por 1 a 0.
Junho: Classificação garantida para as semifinais e meta cumprida nas arquibancadas
Em junho, o Paraná viveu um momento de instabilidade. Fora de casa, o Tricolor não conseguia vencer, acendendo um sinal de alerta. Mas, como mandante, era vitória na certa.
Após a goleada sobre o Grêmio Maringá, a diretoria paranista abriu os portões da Vila Capanema, os torcedores foram ao gramado e comemoraram a meta de mais de 100 mil ingressos vendidos.
Julho: Paraná está de volta à elite do futebol paranaense e coroa com título
Em julho, veio a consagração do primeiro passo do Paraná nesta reconstrução. Nas semifinais, diante do Patriotas, o Tricolor comemorou o retorno à elite do futebol paranaense em um domingo gelado, mas com casa cheia novamente no Couto Pereira.
Para coroar o bom trabalho feito na Divisão de Acesso, a equipe paranista ainda superou o Rio Branco nas penalidades, na grande decisão, e levantou a taça no Gigante do Itiberê, em Paranaguá.
Agosto: Rubão volta à presidência
Após o sucesso dentro e fora de campo durante a Divisão de Acesso, o presidente Rubens Ferreira voltou ao seu cargo para terminar um mandato marcado por insucessos, com rebaixamentos e eliminações.
Setembro: Paraná tem proposta por SAF
A única proposta vinculante para a compra da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Paraná é feita por um grupo de investidores ligados ao Centro Universitário Santa Cruz. Nela, o grupo oferece R$ 350 milhões.
O UmDois Esportes, que deu a notícia em primeira mão, apurou que o acordo previa o pagamento integral da dívida – de cerca de R$ 120 milhões -, permitindo que o clube retomasse sua estabilidade financeira. O valor restante, cerca de R$ 230 milhões, seria destinado a investimentos no futebol e na melhoria das estruturas do Tricolor.
Mas, a diretoria paranista pediu ajustes na negociação e o grupo retirou a proposta.
Outubro: Nova diretoria é eleita para próximos anos
O mês de outubro ficou marcado por novas eleições do Paraná Clube. Com apenas uma chapa candidata, ficou definido que Aílton Barboza será o novo presidente do Tricolor nos próximos três anos.
O dirigente, que era vice de Rubens Ferreira na última gestão, contará novamente com o apoio do empresário Carlos Werner.
Novembro: Novo técnico, pacotão de reforços e fôlego nas dívidas
Após eleita, a nova diretoria já iniciou os trabalhos visando a disputa do Campeonato Paranaense de 2025. O clube anunciou a contratação do técnico Argel Fuchs, ex-Coritiba, e também um pacotão de reforços, com destaque para o meio-campo Gustavo Xuxa e o atacante Leandro Pereira.
Fora de campo, o Paraná conseguiu uma importante vitória em sua Recuperação Judicial. O pagamento da dívida com os credores ficou para o fim de agosto de 2025, dando um fôlego financeiro ao clube.
Dezembro: Campanha por mobilização e expectativa alta da torcida
Para fechar a temporada de sucesso do Paraná em 2024, em dezembro, justamente no dia do aniversário de 35 anos do clube, novamente uma campanha de marketing forte para contar com o apoio do torcedor no ano seguinte.
Com um pacotão de ingressos, o Tricolor espera novamente lotar a Vila Capanema em 2025 para que possa comemorar com o seu torcedor o retorno às competições nacionais.