Sema analisa balneabilidade de praias no Médio Teles Pires; 8 estão aptas para banho

Publicidade

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou análises de balneabilidade em 11 praias no Médio Teles Pires, das quais oito foram classificadas como próprias para banho.

A avaliação contemplou localidades em Matupá, Guarantã do Norte, Colíder e Peixoto de Azevedo.

Análises apontam balneabilidade em Mato Grosso

As análises, parte da campanha de balneabilidade, foram solicitadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires (CBH) e realizadas em parceria com a Sema. O Laboratório de Monitoramento da Água e do Ar analisou as amostras coletadas pelo CBH.

Em Matupá, locais como Lago 01, Captação do Rio Peixoto e Cachoeirinha E-60 foram classificados como excelentes. Já em Guarantã do Norte, os Balneários do Cláudio e Stregue foram considerados próprios, enquanto o Balneário Cachoeirinha foi avaliado como impróprio.


Praia em análise no Médio Teles PiresPraia em análise no Médio Teles Pires

Colíder apresentou resultados mistos: enquanto a Cachoeira da Família e o Balneário Lagoa Azul foram considerados próprios, a Cachoeira Mercúrio foi classificada como imprópria. Em Peixoto de Azevedo, a Cachoeira da Onze foi avaliada como imprópria.

Normas e orientações para o uso das águas em Mato Grosso

A Sema orienta que locais impróprios devem ser evitados para atividades de contato primário, especialmente após chuvas intensas. Além disso, é recomendável tratar a água antes do consumo, com atenção especial a crianças e idosos.


Equipe realizando coleta de águaEquipe realizando coleta de água

Conforme a Resolução nº 274/2000 do Conama, a metodologia de coleta envolve cinco semanas consecutivas de amostragens microbiológicas e medição do pH. Essa análise é fundamental para evitar doenças e preservar os recursos hídricos.

A campanha tem início no período de seca, quando o fluxo de banhistas aumenta devido à formação de praias fluviais. Técnicos da Sema emitem boletins com a classificação das praias como próprias ou impróprias para banho, garantindo segurança à população e proteção ambiental.

Fonte: Secom-MT

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress