O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores e prefeito eleito de Maricá (RJ), Washington Quaquá, manifestou apoio a um aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de Márcio Canella (União Brasil), eleito prefeito de Belford Roxo.
Quaquá prometeu aproximar o bolsonarista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para discutir investimentos na Baixa Fluminense.
“Estou com o Canella, que é meu amigo há muito tempo, e vou levá-lo ao presidente Lula, para que o Lula possa fazer investimentos maiores na Baixada, com meu amigo Canella. O PT tem que estar com esse irmão aqui, e ele com a gente”, disse o petista, no vídeo publicado por Canella em uma rede social.
Já o prefeito eleito de Belford Roxo agradeceu Quaquá e também fez afagos, chamando o deputado de “líder político nacional” e “trabalhador”.
A aproximação dos dois pode gerar desconforto para Waguinho Carneiro (Republicanos), atual prefeito de Belford Roxo e um dos principais aliados de Lula na região.
No segundo mandato, Waguinho viu o candidato dele ser derrotado por Canella nas últimas eleições municipais.
Waguinho esteve ao lado de Lula nas eleições de 2022, sendo um dos poucos apoiadores do petista na Baixada Fluminense. Como recompensa, Lula nomeou a esposa dele, Daniela Carneiro, para o Ministério do Turismo.
No entanto, Daniela deixou o cargo após Waguinho se desfiliar do União Brasil, partido que controla a pasta.