A estreia da NFL na Netflix foi um sucesso, ao menos no universo do streaming. Apesar da apresentação de Beyoncé no intervalo, audiência dos jogos ficou em um patamar semelhante ao da transmissão de Natal do ano passado, exibida na TV aberta e a cabo.
O jogo entre Ravens e Texans, no horário nobre, teve média de 24,3 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, enquanto a partida entre Chiefs e Steelers alcançou 24,1 milhões, segundo dados da Nielsen, empresa de audiência.
Ambos os jogos foram os mais assistidos via streaming na história da NFL, informou a empresa de medição.
A audiência do jogo entre Ravens e Texans atingiu seu pico durante half time show, apelidado de “Beyoncé Bowl”, com mais de 27 milhões de espectadores, conforme relatou a Nielsen.
“Proporcionar aos nossos assinantes este dia histórico com dois jogos da NFL foi o melhor presente de Natal que poderíamos oferecer”, afirmou Bela Bajaria, diretora de conteúdo da Netflix, em comunicado.
Apesar do bom desempenho para a plataforma, os números não foram exatamente impressionantes para a NFL.
No Natal do ano passado, os jogos transmitidos na TV tradicional e por cabo tiveram audiência superior. Raiders x Chiefs na CBS registrou 29,2 milhões de telespectadores, Eagles x Giants na Fox atraiu 29 milhões, e 49ers x Ravens na ESPN alcançou uma média de 27,1 milhões, segundo a Nielsen.
Já as ações da Netflix fecharam em queda de 0,85% nesta quinta-feira (26) e estendem perdas de 2,56% também nesta sexta-feira (27), com ações sendo negociadas a US$ 900,50 às 12h54.
Nesta reta de final de ano, ações ligadas ao setor de tecnologia, sensíveis aos juros caindo devido ao alto rendimento de alguns títulos do Tesouro dos Estados Unidos.
Os jogos do Dia de Natal deste ano marcaram o início de um contrato de três anos entre a NFL e a Netflix, que pagou US$ 150 milhões para transmitir as partidas até 2026.
“Estamos entusiasmados com o nosso primeiro Natal com jogos da NFL sendo transmitidos para uma audiência global pela Netflix”, declarou Hans Schroeder, vice-presidente executivo de distribuição de mídia da NFL, em comunicado.
A audiência pode ter sido impactada pelos placares desequilibrados. Os Ravens venceram os Texans por 31 a 2, enquanto os Chiefs derrotaram os Steelers por 29 a 10.
No ano passado, a NFL experimentou transmitir um jogo de playoffs pelo Peacock, e os números surpreenderam, mesmo com a confusão e as preocupações dos fãs antes da partida. Na ocasião, o jogo entre Chiefs e Dolphins, transmitido em 15 de janeiro, se tornou o evento ao vivo mais assistido via streaming até aquele momento.
Desde então, esse recorde foi amplamente superado. No mês passado, a Netflix transmitiu uma luta entre Mike Tyson e Jake Paul, que, segundo a plataforma, foi o evento esportivo global mais assistido de todos os tempos via streaming, com uma média de 108 milhões de espectadores simultâneos no mundo. Durante o auge, o evento alcançou 65 milhões de streams simultâneos, sendo 38 milhões apenas nos EUA.
O fim de uma era: como Taylor Swift impulsionou economia dos EUA