Chuva de dezembro em São Paulo é 11,5% acima da média para o mês

Publicidade

Até esta sexta-feira (27), as chuvas que atingiram a cidade de São Paulo já superaram a média para o mês de dezembro. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da capital paulista, já choveu 204mm. O número é 11,5% maior do que os 182,9mm esperados para o mês.

O meteorologista Michael Pantera, do CGE, explica que o tempo instável na cidade é devido a influência de um sistema meteorológico típico do verão.

“A frente fria e a Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) que causaram grandes volumes de chuva nos últimos dias na capital paulista avançam para o sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro no fim de semana. O tempo ainda segue instável, porém, com chuvas mais fracas e isoladas”, diz Pantera.

Para o final de semana, a previsão é de que a Grande São Paulo tenha chuva mais fracas e isoladas.

No sábado (28), a madrugada deve ter nebulosidade e chuva durante a madrugada. Durante o dia, o tempo melhora e o sol aparece entre nuvens.

Em São Paulo, os termômetros variam entre 20ºC e 26ºC, com possibilidade de pancadas de chuva moderada, com chances de raios e rajadas de vento. “O solo encharcado ainda mantém elevado o risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra”, alerta Pantera.

Para a semana do Ano Novo, as condições climáticas devem seguir parecidas da semana de Natal. “Os modelos numéricos de previsão estendida indicam que a primeira semana de 2025 deve transcorrer com essas mesmas condições, ou seja, sol e temperaturas em elevação, apenas com chuvas isoladas concentradas entre o final da tarde e o início da noite”, afirma Michael Pantera.

Nacional – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress