O empresário Ederson Hoscher, CEO da Hom3D, empresa com sede em Sinop, é pioneiro na construção da primeira casa construída por uma impressora 3D do Brasil. Ele foi o vencedor da etapa de Sinop do Start & UP realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), nesse mês de dezembro.
A construção está localizada na região central do município de Sinop e demorou pouco mais de 30 horas para ser finalizada a parte estrutural. A residência de 68 metros quadrados possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro social, lavanderia e varanda.
Segundo o empresário, o projeto de construção do equipamento, testes e metodologia de toda a construção durou cerca de dois anos, mas que agora foi possível tirar do papel a ideia e colocar em prática.
“Produzimos um equipamento aqui em Sinop e construímos a primeira casa com impressão 3D do Brasil. Esse equipamento foi construído aqui no município e é considerado um pioneirismo da nossa cidade”, disse.
As residências nesse modelo considerando o mesmo tamanho ficam em torno de 20% mais baratas que as construções tradicionais, ainda com a necessidade de empregabilidade de poucas pessoas e uma construção com resíduos de obras bem menor.
O assistente técnico Allan Finger, explica que ideias inovadoras como essa são apoiadas pel0 Sebrae/MT principalmente para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado.
“Vemos que Sinop tem um público empreendedor muito forte e muitas ideias com potencial são apresentadas em programas como o Start & UP”, contou.