O tradicional óleo de cozinha, proveniente da soja, ficou mais caro no mês de novembro para os consumidores brasileiros. É o que indica o novo levantamento “Variações de Preços: Brasil & Regiões”, realizado pela Neogrid.
Segundo o estudo, o preço médio do produto registrou aumento de 9,7%, passando de R$ 8,26, em outubro, para R$ 9,06 no mês passado.
As proteínas animais, por sua vez, acompanharam essa elevação: a carne bovina teve um incremento de 7,2%, enquanto a suína subiu 6,1% – ambas vêm de uma trajetória de seguidas altas nos últimos quatro meses, observa a pesquisa.
“Essa tendência de elevação contínua nos preços pode alterar o comportamento de consumo, com os brasileiros buscando alternativas mais baratas ou reduzindo o volume de compras”, afirma a head de Customer Success e Insights da Neogrid, Anna Fercher.
“São mudanças que afetam a dinâmica da cesta de consumo, assim como a cadeia de abastecimento, exigindo uma gestão ainda mais estratégica para atender à demanda de forma eficiente e sustentável.”
Altas e quedas
Produtos como legumes e xampu também registraram elevações em seus preços de 3,1% e 2,9%, respectivamente.
Em contrapartida, as categorias que apresentaram as maiores quedas no valor médio entre outubro e novembro foram:
- Leite UHT (-3,5%);
- Farinha de mandioca (-3,1%);
- Creme dental (-3%);
- Farinha de trigo (-2,7%); e
- Leite em pó (-2,6%)
Maiores aumentos em 2024
No acumulado do ano até novembro, o café em pó e em grãos continua na liderança das variações de aumento de preços em todo o país, conforme o estudo da Neogrid. O produto teve alta de 38%, passando de R$ 36,89, em dezembro de 2023, para R$ 50,90 neste último monitoramento.
Em segundo lugar, aparece o óleo (27,2%), seguido pelo leite UHT (20,6%), carnes suínas (20,4%) e queijos (20,1%).