O line-up, a programação de embarques nos portos brasileiros, indica que o Brasil deverá exportar cerca de 1,021 milhão de toneladas de soja em grão durante o mês de janeiro, conforme levantamento realizado pela Safras & Mercado. Esse volume representa uma queda em relação ao mesmo período do ano passado, quando as exportações de soja somaram 2,368 milhões de toneladas.
Em comparação com dezembro de 2024, que registrou 1,539 milhão de toneladas embarcadas, o volume projetado para janeiro é consideravelmente inferior, o que reflete uma redução nas operações de exportação de soja. Para os próximos meses, a previsão para fevereiro é ainda mais baixa, com embarques estimados em apenas 49,5 mil toneladas.
Negócios da soja
O mercado brasileiro de soja deverá registrar uma quinta-feira de poucos negócios, ainda impactado pelo ritmo de festividades de fim de ano. As cotações devem apresentar poucas variações, com Chicago retomando suas operações mais tarde, às 11h30min, devido ao feriado. O dólar comercial iniciou o dia com leve queda de 0,12%, cotado a R$ 6,1712, enquanto o Dollar Index (DXY) subiu 0,18%, alcançando 108,67 pontos.