Um homem de 28 anos, natural de Teresina (PI), foi preso em flagrante na última quarta-feira (1º) em Jacobina (a 340 quilômetros de Salvador) após uma série de crimes cometidos entre Senhor do Bonfim, Filadélfia e Capim Grosso, no norte da Bahia.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, ele é suspeito de estelionato, furto, roubo, condução de veículo sem habilitação e sob efeito de álcool, além de agressões a funcionários de uma unidade de saúde.
De acordo com a pasta, a sequência de delitos começou na tarde de 31 de dezembro, quando o suspeito furtou uma Toyota Hilux de uma empresária em um lava-jato em Senhor do Bonfim. Testemunhas disseram à polícia que o homem, que não teve o nome divulgado, se passou por filho da vítima para levar o veículo. Logo depois, ele dirigiu até Filadélfia, abasteceu em um posto de combustíveis e fugiu sem pagar.
De lá, seguiu para Capim Grosso, onde foi interceptado pela Polícia Militar. Embriagado e sem habilitação, o homem foi detido e levado à Delegacia de Jacobina. O veículo foi recuperado.
Mais tarde, por volta das 21h, ele fingiu ter perdido os movimentos das pernas e foi encaminhado para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Jacobina, onde aguardava regulação para um hospital.
Segundo a polícia, o homem aproveitou um momento de distração para retirar as algemas e furtar o celular de uma técnica de enfermagem e a carteira de um paciente, que estava inconsciente após um acidente. O delegado Paulo Victor Muniz destacou que o acusado tentou enganar a equipe médica com sintomas falsos.
“Ele tentou enganar até a médica que o atendeu. Quando estava na delegacia, começou a se queixar de mal-estar, alegando não conseguir movimentar as pernas. Chamamos uma médica perita do Departamento de Polícia Técnica, que fez o atendimento inicial e solicitou o envio de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ao chegar à UPA, ele continuou tentando enganar as pessoas e, mesmo algemado, conseguiu cometer outros atos ilícitos”, relatou o delegado Paulo Victor Muniz.
Na mesma noite, durante uma tentativa de fuga da unidade médica, o homem agrediu funcionários, sendo contido pela equipe.
O indivíduo foi recapturado pela Polícia Civil da Bahia e reconduzido à delegacia de Jacobina. Lá, foi lavrado o flagrante e solicitada a sua prisão preventiva. Em nota, a secretaria informou que ele permanece preso na unidade.