O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), emocionou-se na quarta-feira (1º) durante a cerimônia de posse do pai, Benedito de Lira (PP-AL), reeleito prefeito de Barra de São Miguel (AL). Benedito foi submetido a uma “pequena cirurgia” não programada na noite de terça-feira (31), o que o impediu de comparecer à solenidade.
Com a ausência do prefeito, o vice, Henrique Alves Pinto (PP-AL), realizou o juramento de posse na Câmara de Vereadores. Pouco depois, Lira quebrou o protocolo da cerimônia, que também marcava o empossamento dos vereadores eleitos, para justificar a ausência do pai.
“Todos batalharam para que tivesse a continuidade do trabalho que é desempenhado pelo ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira. Que deveria estar sentado nessa cadeira e que, não por força da sua vontade, mas por motivos absolutamente que independem da sua vontade pessoal, fez uma pequena cirurgia ontem à noite”, afirmou Lira.
Ele informou que o procedimento foi bem-sucedido e realizado no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, e que Biu, como é conhecido o pai de Lira, se recupera “rapidamente” para que possa “voltar a assumir o mandato que o povo da Barra lhe deu pela segunda vez”.
Com a voz embargada, Lira disse que sua presença no evento foi simbólica para ressaltar a falta física de Benedito e para demonstrar seu compromisso de continuar trabalhando para desenvolver o município de Barra de São Miguel.
“Nosso mandato de presidente se encerra agora dia 3 de fevereiro, mas o nosso mandato de deputado federal vai continuar trabalhando forte lá de Brasília para que esse município, com a ajuda de todos, cresça”, completou.
Benedito de Lira, de 82 anos, nasceu em Junqueiro, Alagoas, e já ocupou cargos como senador e deputado federal. O prefeito enfrentou outros problemas de saúde no passado. Em fevereiro de 2023, durante a posse dos deputados federais conduzida por Arthur Lira, o ex-senador desmaiou e precisou de atendimento médico no plenário da Câmara dos Deputados.
Reeleição
Benedito foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel, em Alagoas, com 68,12% dos votos válidos, derrotando Floriano Melo (MDB), que alcançou 31,88%.
Com essa vitória, o clã de Lira impôs uma derrota ao MDB, um dos principais adversários do PP em Alagoas, em um dos redutos políticos mais disputados do estado
*Sob a supervisão de Leandro Bisa, da CNN