A Polícia Militar do Ceará apreendeu na quarta-feira (1º) um adolescente suspeito de participar do homicídio do turista paulista Henrique Marques, de 16 anos, sequestrado enquanto passava férias com o pai na Vila de Jericoacoara, no litoral cearense. Com a captura, o número de envolvidos detidos pelo crime, ocorrido entre a madrugada do dia 17 e a manhã do dia 18 de dezembro, subiu para três.
Segundo a polícia, a apreensão aconteceu por volta das 7h, durante uma operação do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTUR). Os policiais realizavam patrulhamento na região quando foram acionados para averiguar movimentações suspeitas em uma festa. No local, perceberam homens fugindo e iniciaram uma perseguição a pé.
Os suspeitos foram localizados em uma pousada, onde o adolescente, que já possuía mandados de busca e apreensão e internação por homicídio qualificado, foi encontrado. De acordo com a PM, no momento da abordagem, ele portava dinheiro e drogas.
Em nota, a polícia informou que, além do adolescente, dois adultos também foram detidos. Um deles estava em posse de um revólver calibre 38 com duas munições intactas, enquanto o outro carregava drogas, dinheiro em espécie e possuía um mandado de prisão em aberto. Durante a operação, ao total, os policiais apreenderam R$ 1.902 em espécie, 20 papelotes de cocaína, 2 papelotes de crack, 2 balas de maconha e um celular iPhone.
Os três suspeitos foram encaminhados à Delegacia Regional de Acaraú, onde permanecem à disposição da Justiça.
Relembre o caso
Henrique, de 16 anos, era natural de Bertioga (SP) e desapareceu em Jericoacoara, destino turístico conhecido internacionalmente, entre os dias 17 e 18 de dezembro.
Segundo a polícia, o jovem foi espancado até a morte e seu corpo foi jogado em uma lagoa, conforme apontaram as investigações e a Perícia Forense. Henrique estava em viagem de férias com a família em Jijoca de Jericoacoara quando foi parado por, pelo menos, oito homens.
O adolescente foi abordado enquanto retornava à pousada onde estava hospedado, após o celular descarregar enquanto estava em uma barraca de praia com o pai, Danilo Martins de Jesus. Ele teria saído para buscar um carregador. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ele é cercado pelos suspeitos e levado à força.
A morte de Henrique foi confirmada por familiares na quarta-feira (18), após o corpo ser encontrado em uma lagoa de Jericoacoara.