A temporada 2025 conta com um torneio inédito no calendário da Fifa. O Mundial de Clubes é a principal competição entre equipes e terá quatro brasileiros na luta pelo título.
A primeira edição do torneio acontece nos Estados Unidos, entre os dias 14 de junho e 13 de julho, e terá 32 equipes na disputa, divididas em oito grupos.
Brasileiros no Mundial de Clubes
A América do Sul teve direito a seis vagas na competição, sendo quatro pela Libertadores e duas via ranking da Conmebol.
Os times brasileiros garantiram vaga após os títulos conquistados no continente. O primeiro que carimbou o passaporte foi o Palmeiras, campeão em 2021 após vencer o Flamengo em Montevidéu.
O Flamengo foi o vencedor da Libertadores de 2022, após bater o Athletico-PR em Guayaquil, Equador, e também garantiu a vaga no Mundial.
O terceiro brasileiro a ficar com uma vaga foi o Fluminense. O Tricolor das Laranjeiras levantou o inédito caneco da Libertadores de 2023, após vencer o Boca Juniors no Maracanã.
O Botafogo foi o último a garantir vaga no Mundial de Clubes após conquistar a Glória Eterna em 2024. O Glorioso levou a melhor sobre o Atlético-MG em final realizada na cidade argentina de Buenos Aires.
Vale lembrar que o Brasil “quebrou” a regra imposta pela Fifa de ter apenas dois representantes por país no Mundial. A exceção fica por conta dos títulos continentais, o que culminou no número de times brasileiros.
Além das equipes daqui, River Plate e Boca Juniors são os outros representantes sul-americanos na competição.