Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na última quinta-feira (2) após invadir uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em Barra do Garças, Mato Grosso. O criminoso aproveitou um buraco no ar-condicionado para entrar no estabelecimento de saúde e furtar diversos itens, incluindo medicamentos.
De acordo com a Polícia Militar, o suspeito foi encontrado com uma mochila contendo pacotes de biscoitos, pomadas para assadura, duas garrafas térmicas, documentos, um medidor de pressão, três frascos de perfumador de ambiente e uma blusa feminina.
Durante o interrogatório, o homem confessou ter cometido outro furto semelhante em Água Boa, cerca de 630 km de Cuiabá, no dia 26 de novembro. Após o crime, ele fugiu para Barra do Garças, onde foi capturado.
Impacto na comunidade
A ação criminosa gerou revolta na comunidade, que vê a invasão de uma unidade de saúde como um ato de desrespeito à população. Além do prejuízo material, o furto de medicamentos pode comprometer o atendimento aos pacientes, colocando em risco a saúde de pessoas que necessitam desses recursos.
Investigação em andamento
A Polícia Civil está investigando o caso e busca apurar se o homem faz parte de uma quadrilha especializada em furtos em estabelecimentos de saúde. A polícia também está analisando as imagens das câmeras de segurança da UBS para identificar se há outros envolvidos no crime.
O caso levanta a necessidade de reforçar a segurança nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. A população cobra medidas mais eficazes para evitar que situações como essa se repitam e coloquem em risco o atendimento à saúde.