A previsão do tempo para o período de 6 a 10 de janeiro indica condições variadas em todas as regiões do Brasil. Enquanto o Norte e o Centro-Oeste devem receber chuvas intensas devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o Sul enfrentará calor e seca, com impactos significativos na agricultura.
No Nordeste, a chuva alivia a seca em áreas críticas, e no Sudeste, o clima será misto, com chuvas localizadas e períodos de sol.
Confira as condições climáticas em todo o Brasil nesta semana, com informações da Climatempo e análise do meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller:
Sul
A infiltração marítima traz umidade para o leste de Santa Catarina e do Paraná, com sol pela manhã e pancadas de chuva moderadas a fortes à tarde.
No Rio Grande do Sul, o tempo firme e seco predomina na maior parte do estado, com temperaturas chegando a 34 °C, prejudicando lavouras de soja e milho no oeste e sul. Atenção ao risco de incêndios nessas áreas.
As chuvas se concentram na faixa litorânea de Santa Catarina e Paraná, com acumulados de até 40 mm, podendo ocorrer trovoadas e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Sudeste
O início da semana será ensolarado na maior parte da região, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo. Pancadas de chuva moderadas a fortes são esperadas à tarde.
No norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, a frente fria estacionária provoca chuvas volumosas, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm, aumentando o risco de alagamentos e deslizamentos.
No sul de Minas Gerais e São Paulo, os dias mais ensolarados favorecem as atividades agrícolas, com precipitações acumuladas de até 40 mm, que não devem provocar impacto.
Centro-Oeste
As chuvas serão irregulares no norte de Mato Grosso do Sul, enquanto a ZCAS mantém condições de chuva persistente em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal.
O centro-sul de Mato Grosso do Sul enfrentará calor intenso, com máximas de até 38 °C, elevando o risco de incêndios.
Em Goiás e Mato Grosso, os acumulados de chuva podem ultrapassar 100 mm, ajudando no desenvolvimento das lavouras em fase de enchimento de grãos, mas dificultando as operações agrícolas.
Nordeste
A frente fria no Espírito Santo e sul da Bahia organiza um corredor de umidade, provocando chuvas frequentes no Maranhão, Piauí e oeste da Bahia. Há risco de pancadas de moderada a forte intensidade na costa norte da região, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Já pancadas moderadas são esperadas entre Salvador (BA) e Natal (RN).
Acumulados entre 70 e 120 mm beneficiarão os produtores em áreas com restrição hídrica, favorecendo a recuperação de pastagens e aliviando o calor.
Norte
A ZCAS mantém o tempo instável, com pancadas de chuva acompanhadas de raios e trovoadas em boa parte da região. Roraima será a exceção, com tempo seco e calor.
Os acumulados variam entre 60 e 100 mm em outros estados, favorecendo as lavouras recém-implantadas e normalizando os níveis dos rios para trafegabilidade.