A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) alterou o regulamento da primeira fase da Copa do Brasil para 2025 e retirou a vantagem do empate para os clubes visitantes do primeiro jogo.
Antes, esses clubes melhores ranqueados jogavam pela igualdade para avançarem de fase. Com a mudança, em caso de empate, a classificação para a segunda fase vai ser definida após cobranças de pênaltis. A antiga regra foi usada nas últimas oito edições.
+ Mercado da Bola: siga todos os rumores e contratações do futebol no Brasil
A segunda fase segue igual. Ou seja, também será de jogo único e também decidida nas penalidades em caso de empate. A partir da terceira fase, os confrontos serão de ida e volta.
Os jogos da primeira fase da Copa do Brasil estão previstos para as semanas de 19 e 26 de fevereiro. A CBF ainda não marcou a data do sorteio, mas ele deve acontecer ainda neste mês de janeiro.
Outra regra alterada pela entidade em 2025 foi que um jogador poderá atuar por um novo time no mata-mata caso tenha entrado em campo antes do início da terceira fase. Os clubes poderão inscrever até três jogadores que se enquadram na norma ao longo da competição.
Paranaenses na disputa e cruzamentos
Athletico e Coritiba, Maringá, Operário e Cascavel são os representantes paranaenses na Copa do Brasil 2025.
Conforme o regulamento, o cruzamento dos potes está definido: A x E, B x F, C x G e D x H. A divisão dos clubes nos potes foi feita de acordo com o posicionamento das equipes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) de 2025.
O Athletico está no Pote A e vai enfrentar um adversário do Pote E, que tem, por exemplo, o Maringá e o Cascavel. Já o Coritiba integra o Pote C, assim como o Operário, e vai enfrentar um rival que está no Pote G.
Vale lembrar também que 12 clubes – Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Fortaleza, Internacional, São Paulo, Corinthians, Bahia, Cruzeiro, Santos, CRB e Paysandu – entram direto na terceira fase do torneio.
Veja os potes da Copa do Brasil 2025:
Pote A x Pote E
A: Atlético-MG, Athletico, Fluminense, Grêmio, América-MG, Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá.
E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, Asa, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá.
Pote B x Pote F
B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa.
F: Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário VG, Tuna Luso, Operário-MS, Concórdia e Sergipe.
Pote C x Pote G
C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Confiança, Ferroviário, Botafogo-PB e Amazonas.
G: Boavista, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria, Portuguesa e CSE.
Pote D x Pote H
D: Caxias, América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos-PI, Retrô, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ
H: Guarany de Bagé, Jequié, Barcelona de Ilhéus-BA, Votuporanguense, Capital-DF, Independência-AC, União-TO, Dourados-MS, Barcelona-RO e Oratório-AP.