A Defensoria Pública de Mato Grosso (DPEMT) encerrou o ano de 2024 com um resultado expressivo: mais de 547 mil atendimentos à população. A área de Família e Sucessões, em especial a subárea de Alimentos, se destacou como a mais procurada, com mais de 41 mil casos. Esse número revela a importância da pensão alimentícia para a garantia dos direitos de crianças, adolescentes e outros dependentes financeiros.
O primeiro subdefensor público-geral, Rogério Borges Freitas, ressalta o papel fundamental da Defensoria Pública para a população mais vulnerável: “A Defensoria Pública é a instituição mais importante do sistema de justiça, porque nós atendemos pessoas pobres, pessoas carentes”.
Uma das grandes inovações de 2024 foi a criação da ferramenta “Defensoria em Números”, que permite o acompanhamento em tempo real dos serviços prestados pela instituição.
A defensora pública-geral, Luziane Castro, destaca a importância da transparência: “A Defensoria Pública apresentando em seu site em tempo real uma parte dos seus atendimentos é mais um compromisso de prestar contas para a população”.