A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) de Mato Grosso criou cinco novas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) em 2024, ampliando a quantidade de unidades de 12 para 17. Com isso, o número de vagas em cursos profissionalizantes aumentará de 4 mil para 7 mil, beneficiando jovens e adultos em diversas cidades do estado.
As novas ETECs foram implementadas em municípios como Campo Verde e Matupá, e outras como Sorriso e Juara estão em fase final de construção. O investimento total será de R$ 100 milhões, com a parceria da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para ampliar a oferta de cursos.
As escolas contarão com modernos espaços, incluindo 11 laboratórios profissionalizantes, 12 salas de aula com capacidade para até 1,5 mil alunos, além de auditório, biblioteca, refeitório, centro de convivência, ginásio e estacionamento.
O secretário da Seciteci, Allan Kardec, afirmou que a expansão das ETECs representa um novo momento para a educação profissional e tecnológica em Mato Grosso, com o aumento de vagas e a requalificação de estruturas antigas. O estado busca fortalecer a formação de mão de obra qualificada para atender às necessidades do mercado local e regional.
Mato Grosso também retomou obras que estavam paralisadas em oito municípios e ampliou a oferta de cursos técnicos nas áreas de agropecuária, tecnologia da informação, energia renovável, automação, e construção civil, entre outros. As novas unidades atenderão, ainda, às demandas de diversas regiões do estado, com uma oferta diversificada de cursos voltados ao desenvolvimento local.
Investimentos e Novas Oportunidades em Mato Grosso
Com a criação das novas ETECs, o estado de Mato Grosso passa a ter 17 unidades de ensino profissionalizante em 2025. As escolas vão oferecer cursos técnicos de forma gratuita para jovens e adultos, promovendo a qualificação da mão de obra em diversas áreas do conhecimento.
O secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, destacou que a parceria com a Seduc vai ampliar a oferta de cursos nos três turnos, com turmas em período integral, favorecendo o aproveitamento completo das instalações das escolas técnicas.
Novos Cursos e Parcerias Estratégicas para Mato Grosso
A partir de 2025, as ETECs de Mato Grosso estarão presentes nas cidades de Água Boa, Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Campo Verde, Cuiabá, Diamantino, Juara, Lucas do Rio Verde, Matupá, Poxoréu, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.
As inscrições para os cursos técnicos são gratuitas e as aulas serão oferecidas em parceria com a Seduc, abrangendo diversas áreas do mercado de trabalho, com o objetivo de atender as necessidades regionais de Mato Grosso.
Fonte: Seciteci-MT