A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) do Mato Grosso realizou o repasse de R$ 6.293.619,18 referente à primeira parcela para a retomada da construção de 15 creches com obras inacabadas em 13 municípios do estado.
Os municípios beneficiados incluem Cotriguaçu, Marcelândia, Mirassol D’Oeste, Santo Antônio de Leverger, General Carneiro, Poconé, Rondolândia, Santa Terezinha, São José do Povo, Cáceres, Colniza, Porto Estrela e Primavera do Leste. O investimento total para essas obras é de R$ 20,9 milhões, com previsão de término em até 12 meses.
Compromisso para melhorar a educação infantil no Mato Grosso
O governador Mauro Mendes e o secretário de Educação, Alan Porto, firmaram o compromisso para garantir a conclusão dessas obras. Os recursos são provenientes do Fundo Estadual de Apoio à Melhoria das Condições de Oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (FMTE).
Segundo Alan Porto, “as creches estão paralisadas há mais de 10 anos, e o foco é assegurar a retomada imediata e conclusão das obras em 2025”.
Avanços na educação no estado
Durante o evento de formalização do compromisso, realizado em 18 de dezembro de 2024, foram apresentados os avanços na educação e alfabetização. José Henrique Paim, ex-ministro da Educação, elogiou os esforços para reduzir desigualdades no sistema educacional do estado.
“A gestão permite que alunos da rede municipal e estadual tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade, refletindo nos resultados positivos para o estado”, comentou o ex-ministro.
Fonte: Secom-MT