Politec em Mato Grosso reduz prazo para emissão da nova carteira de identidade para 14 dias

Publicidade

O prazo para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Mato Grosso caiu de dois meses para apenas 14 dias na capital e 17 dias no interior. A mudança foi resultado de esforços conjuntos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) de diferentes setores.

Mato Grosso se destaca como um dos estados com maior número de emissões do novo modelo de identidade no Brasil. Em 2024, foram expedidos 391.191 documentos, representando cerca de 18% da população estadual. O novo modelo adota o CPF como número único de registro nacional, facilitando o processo de identificação em todo o país.

A CIN pode ser obtida em versão física ou digital, sendo esta última acessível pelo aplicativo do Governo Federal. A versão física inclui opções como cédula de papel de segurança e cartão de policarbonato.

Como solicitar a nova identidade em Mato Grosso

Os cidadãos podem solicitar a CIN em mais de 150 postos de identificação no estado. É necessário apresentar o CPF e a certidão de nascimento ou casamento (original ou cópia autenticada). Informações adicionais estão disponíveis no site oficial da Politec.

O prazo para troca pelo novo modelo é até 2032, e a primeira via do documento é gratuita. A digitalização e o uso de dados biométricos estão entre as prioridades para 2025, incluindo a emissão da 2ª via online.

Avanços tecnológicos e benefícios da CIN

Desde sua implementação em março de 2023, mais de 700 mil pessoas solicitaram a nova identidade em Mato Grosso. A CIN também pode incluir dados opcionais como nome social, grupo sanguíneo, número do SUS, entre outros, adaptando-se às necessidades individuais dos cidadãos.

A Politec planeja modernizar ainda mais os serviços, com a ampliação da digitalização de prontuários e o uso de sistemas automatizados de identificação biométrica.

Fonte: Secom MT

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress